Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Porto de Mós

Presidente de “todos os portomosenses, sem exceção” tem seis prioridades para quatro anos

Jorge Vala tomou posse para o terceiro mandato como líder do município

São seis as grandes prioridades de Jorge Vala enquanto “presidente de todos os portomosenses, sem exceção” nos próximos quatro anos. Elas foram elencadas esta tarde, no discurso de tomada de posse do autarca eleito pelo PSD, pela terceira vez consecutiva, para presidente da Câmara de Porto de Mós.

Educação, mobilidade, saúde, segurança, habitação e desenvolvimento económico: são essas as áreas fulcrais na ação do executivo, anunciou.

A educação foi eleita, por Jorge Vala, como a prioridade máxima. Até ao final do mandato, prometeu, o ensino até ao final do secundário será a custo zero para as famílias. “No final do mandato, que agora estamos a iniciar, garantiremos que nenhuma família residente no concelho terá qualquer custo com o ensino dos seus filhos, do pré-escolar ao 12.º ano”, anunciou.

A aposta na educação irá concretizar-se ainda com projetos para centros escolares na Calvaria e Mira de Aire e, sem surpresa, a conclusão da requalificação e ampliação da Escola Secundária de Porto de Mós. Por sua vez, o edifício da antiga Escola Dr. Manuel Oliveira Perpétua será requalificado e vocacionado para “a investigação e inovação nas áreas dos recursos minerais e ao ensino técnico superior profissional, em parceria com o Politécnico de Leiria”.

Se para os mais novos o ensino será gratuito, para os mais velhos será o transporte público grátis um dos destaques na lista de medidas para a mobilidade. “Vamos implementar um passe gratuito para todas as pessoas com mais de 65 anos para viajarem em transportes públicos de passageiros no concelho”, referiu Jorge Vala.

No domínio da saúde, o autarca reforçou o compromisso com o Serviço Nacional de Saúde e com os cuidados de saúde primários. Entre as metas estão a construção das extensões de saúde de Mendiga e Alqueidão da Serra, a requalificação do Centro de Saúde de Porto de Mós e o reforço da contratação de médicos, em articulação com a ULS de Leiria.

O tema da segurança está igualmente na lista de prioridades do reconduzido presidente de Câmara que, entre outras medidas, preconizou a implementação de videovigilância em Porto de Mós e Mira de Aire.

“É fundamental garantir que as nossas famílias e os nossos jovens possam viver e prosperar em Porto de Mós”, defendeu Jorge Vala, ao anunciar o Programa Municipal de Habitação, com terrenos municipais destinados à construção de casas a custos controlados e apoio ao arrendamento jovem.

Afirmando que “não compete ao município criar riqueza, mas criar as condições para que os agentes económicos o façam”, Jorge Vala inclui entre as iniciativas apresentadas para a área do desenvolvimento económico, a ampliação da Área de Localização Empresarial de Porto de Mós e da zona industrial de Mira de Aire.

Ao rol de tarefas para o mandato que arrancou esta segunda-feira, depois da tomada de posse que aconteceu no cineteatro da sede de concelho, Jorge Vala acrescentou, igualmente, candidatar o Geoparque Aire e Candeeiros à UNESCO, reforçando a aposta no turismo de natureza e na valorização do território. “Eu e a minha equipa prometemos trabalho, muito trabalho e resultados tangíveis”, assegurou.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.