O Pinhal de Leiria, património do engenho florestal”, “Ecos de um passado longínquo no Vale do Lapedo”, “O Castelo e o Paço Real de Leiria”, “A Indústria do vidro da Marinha Grande”, “Práticas artísticas em Leiria na primeira metade do século XX” ou “São Pedro de Moel: paisagem urbana histórica moderna” são alguns dos temas do número 41 da revista “Monumentos”, que é lançada hoje, quarta-feira, 12 de novembro (17h30), no Museu de Leiria.
O território de Leiria é central nesta edição da revista da iniciativa do instituto público Património Cultural. A publicação conta com 19 artigos que abordam o tempo antigo, a época medieval e moderna e a contemporaneidade.
Diversos estudiosos partilham neste número o seu olhar sobre áreas como a Arquitetura, História, História de Arte, Arquelogia, Geografia, Museologia, Paleontologia e Engenharia Florestal.
Participam na “Monumentos” 41, entre outros, Alexandre Alves Costa, Ana Cristina Araújo, Ana Maria Costa, José Manuel Fernandes, José Pedro Tenreiro, MontSerrat Sanz, João Serejo, Raquel Henriques da Silva, Saul António Gomes, Susana Lobo, Ricardo Lucas Branco, Jorge Gaspar, Jorge Custódio e Francisco Castro Rego.
Com 226 páginas, uma tiragem de mil exemplares e preço de capa de 25 euros, este número de “Monumentos” é apresentado esta tarde no Museu de Leiria pelo historiador Paulo Pereira, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos.