Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

SMAS de Leiria têm em curso plano de limpeza dos 73 reservatórios de água

Esta semana vão ser intervencionados os reservatórios da Serrada do Pinha e Vale Sepal, ambos localizados na União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.

Segundo os SMAS, “a limpeza e higienização dos reservatórios é uma etapa essencial para assegurar a qualidade da água que chega às torneiras”

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria têm em curso um plano de limpeza e higienização dos 73 reservatórios da rede de abastecimento, para garantir a qualidade e segurança da água distribuída, foi ontem anunciado.

Numa nota de imprensa, os SMAS explicam que esta intervenção, iniciada em outubro, prolonga-se até abril de 2026, abrangendo cerca de 90 infraestruturas.

“O objetivo desta operação é garantir a qualidade e segurança da água fornecida à população, através da manutenção e limpeza regular das estruturas de armazenamento”, esclareceu.

Segundo os SMAS, “a limpeza e higienização dos reservatórios é uma etapa essencial para assegurar a qualidade da água que chega às torneiras”.

“Cada infraestrutura só é colocada novamente em serviço após análises rigorosas confirmarem que a água é segura para consumo humano”, frisou.

De acordo com a empresa, “a higienização das superfícies internas evita a formação de biofilmes, uma camada biológica composta por microrganismos e sedimentos que pode afetar a qualidade da água”.

“O processo segue as normas definidas pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos”, assinalou.

Esta semana vão ser intervencionados os reservatórios da Serrada do Pinha e Vale Sepal, ambos localizados na União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, adiantou.

“Durante estas ações de limpeza, poderão verificar-se oscilações de pressão ou suspensões temporárias no abastecimento, situações que serão comunicadas previamente para minimizar constrangimentos”, assegurou a empresa.

Atualmente, os SMAS de Leiria gerem um sistema que integra 1.900 quilómetros de condutas de água, 73 reservatórios (sendo que alguns têm duas células), 47 estações elevatórias e 13 estações de desinfeção, assegurando o abastecimento de água a todo o concelho.

A empresa tem cerca de 70 mil clientes, acrescentou a empresa à agência Lusa.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados