“Ser ou não ser” é das mais famosas citações de William Shakespeare e da história do teatro. Em “Um novo Hamlet – Lembra-te dos meus pecados”, com texto e encenação de Pau Masaló, a icónica passagem shakespeariana transforma-se no centro de uma competição inesperada: um concurso de talentos em que jovens atores profissionais e pessoas idosas sem experiência teatral tentam alcançar a melhor versão do monólogo.
O espetáculo chega a Leiria esta sexta-feira, dia 14 (21h30, 10 euros, M14) e leva ao Teatro José Lúcio da Silva um peculiar diálogo intergeracional em que se abordam temas como o arrependimento, o sucesso, o fracasso e o medo da morte.
“Tudo isso num cenário que remete para um filme de zombies, onde o absurdo e o sublime se misturam”, com uma encenação que mescla humor e melancolia, acrescenta a organização.
É, afinal, “um olhar terno e crítico sobre a vida e a morte”, para repensar a nossa existência e encontrar a beleza mesmo no desespero – e um convite a reimaginar a nossa relação com o tempo, o amor e a memória.
“Um novo Hamlet – Lembra-te dos meus pecados” é uma coprodução d’A Momento – Artistas Independentes com várias entidades, entre elas o Teatro José Lúcio da Silva.