Vai ser um sábado cheio no Castelo de Leiria. O Ciclo de Música Medieval de Leiria encerra este dia 20 de dezembro com uma exposição, uma oficina e um concerto que culminam a homenagem a D. Dinis e à tradição trovadoresca portuguesa realizada ao longo de todo este ano, no âmbito da evocação dos 700 anos da morte do Rei Trovador.
Na Igreja da Pena, a partir das 13 horas, o público é convidado a descobrir os instrumentos utilizados por trovadores e jograis do tempo de D. Dinis que vão estar em exposição. É um momento coordenado pelo mestre violeiro Orlando Trindade, que vai explicar cada instrumento e orientar uma oficina interativa, a partir das 15 horas, sobre o fabrico e materiais utilizados para recriar aqueles preciosos instrumentos, construídos com o saber artesanal medieval.
A fechar a programação, a partir das 16h30 há concerto com The Wandering Bard (TWB) e convidados. “Comemorar o Rei Poeta” é o título do espetáculo, em que o grupo de Ricardo Alves Pereira e Esin Yardimli Alves Pereira vai conduzir o público numa viagem musical através das Cantigas de Amor, de Amigo, de Escárnio e Maldizer e das Albas atribuídas a D. Dinis.
Com a música, entre ela melodias originais o rei português e composições contemporâneas inspiradas nas suas letras, haverá declamação de peças poéticas que evocam a atmosfera da Idade Média ibérica.
Para este concerto, junta-se ao TWB Ensemble um conjunto de artistas convidados: Rosário Tormenta e Jorge Luís Castro (declamação e canto), o artista residente Baltazar Molina (percussão) e o próprio Orlando Trindade (multi-instrumentista).
A entrada é livre para residentes no concelho de Leiria que façam prova disso, custando 2,10 euros para o restante público.