Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura Exclusivo

Extramuralhas: O festival que inscreveu a cultura gótica no ADN de Leiria inspira tese de doutoramento

Manuel Pereira Soares defendeu em Coimbra a primeira tese de doutoramento sobre a cultura gótica desenvolvida em Portugal.

Com a saída do Castelo, em 2018, o festival passa a acolher público mais heterogéneo, na idade e nos interesses. Os leirienses começam a descobrir o que se passa no festival, antes confinado ao Castelo e quase reservado a amantes da cultura gótica. Manuel Pereira Soares, que frequenta o Entremuralhas desde o início, captou esta fotografia numa das visitas em que colocou a lente de investigador. Contou ao REGIÃO DE LEIRIA que encontrou este casal de idosos mais do que uma vez, ambos mostrando gostar verdadeiramente do ambiente. Entretanto, a Fade In anunciou que a 15ª edição acontecerá entre 20 e 22 de agosto de 2026 FOTO: MPS

Há 15 anos, quando o festival Entremuralhas deu os primeiros passos em Leiria, havia “muito receio, desconfiança e desconhecimento” por parte do público. Hoje, o festival que desde 2018 tem um novo formato e nome – Extramuralhas – é já “um dos principais cartões de visita da cidade”. “O gótico já faz parte da identidade de Leiria” e é promovido dessa forma pela câmara municipal, sublinha o investigador Manuel Pereira Soares.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.