A chamada está feita e a World Surf League colocou a prova Nazaré Big Wave Challenge em alerta verde. Sábado, a Praia do Norte deverá receber os surfistas mundiais de ondas gigantes para a prova de tow-in (surfistas rebocados por motos de água).
Beneficiando da ondulação e dos ventos, a Praia do Norte deverá contar com ondas de 4 metros na costa oeste, com um período que pode chegar aos 18 segundos. Se adicionarmos a isto o ingrediente “canhão da Nazaré”, é expectável que as ondas atinjam os 15 metros, com os maiores sets a atingir os 20 metros de altura.
A Nazaré Big Wave Challenge tem a duração, normalmente, de um dia, com a competição a entrar na água à hora da primeira chamada, ou seja, às 9 horas, caso as condições o permitam. Se não existirem condições, será agendada uma nova chamada mais tarde.
Dada a expectável deslocação de visitantes ao forte de S. Miguel Arcanjo e à Praia do Norte, a Câmara da Nazaré acionou o Plano de Prevenção do Serviço Municipal de Proteção Civil destinado a restringir acessos ao Sítio da Nazaré e a aconselhar ao estacionamento de viaturas longe do local.
As restrições à entrada de viaturas começam já esta sexta-feira, dia 12, apenas sendo permitida a circulação a moradores, trabalhadores e viaturas de emergência. A autarquia sugere o estacionamento no parque dos pavilhões gimnodesportivos ou da praia, o transporte por autocarro ou deslocações a pé até ao local de ação.

A prova decorrem em duplas e no lote de participantes estão os portugueses Nic von Rupp, que faz dupla com o francês Clement Roseyro, e Tony Laureano, que faz dupla com a britânica Laura Crane. Há prémios para a melhor performance masculina, feminina e por equipas.
O período de espera do Nazaré Big Wave Challenge teve início a 1 de novembro e prolonga-se até 31 de março. Caso a luz verde para sábado não se confirme, a WSL ainda tem vários meses para aguardar pela ondulação ideal para a prova.