O aproximar de datas festivas levou o Comando Distrital de Leiria da PSP a alertar para o aumento do furto de malas de viagem e carteiras em transportes públicos de longa distância.
“Com o aumento de deslocações de pessoas, motivado pelo período festivo, a PSP alerta para um potencial aumento deste fenómeno, com especial incidência em autocarros expresso e comboios com início de percurso na cidade de Lisboa”, lê-se num comunicado.
A força de segurança explica que os suspeitos “atuam preferencialmente em dias de maior afluxo de passageiros” e surgem em grupos de duas a três pessoas, principalmente em interfaces rodoviárias e ferroviárias de Lisboa, como a Estação do Oriente, Sete Rios ou Santa Apolónia.
Os furtos visam sobretudo mochilas, malas de viagem de fácil transporte e carteiras, sendo que, na maioria dos casos, as vítimas só se apercebem da falta dos bens ao chegar ao destino.
Nos últimos quatro meses, a PSP de Leiria recebeu “a participação de 12 ocorrências que se enquadram neste tipo de fenómenos”.
“A localização estratégica do distrito de Leiria, atravessado por alguns dos principais corredores rodoviários e ferroviários do país, reforça a relevância deste alerta”, afirma a mesma fonte.
E acrescenta: “Estas vias que, associado ao período festivo, canalizam elevado fluxo de passageiros e ligações entre o norte e o sul, tornam a região particularmente exposta a fenómenos deste tipo, aumentando a necessidade de vigilância redobrada e de comportamentos preventivos por parte de quem utiliza estes meios de transporte”.