O legado do ZX Spectrum, o computador que entusiasmou gerações na década de 80 do século passado e que continua a apaixonar uma comunidade fiel, é revelado em “ZX Spectrum: de 1982 a mais além”, série de quatro episódios que a RTP2 estreia este sábado, 13 de dezembro.
A minissérie é realizada por Pedro Ramalho Marques, natural da Vieira de Leiria, e revisita a história do computador que mexeu com milhares de portugueses, iniciando-os no universo dos videojogos e da computação. Mas não esquece que o ZX Spectrum ainda está vivo.
Produzida pela Galgo Filmes, que lançou também o documentário “Timex: Uma revolução por contar” (disponível na RTP Play), “ZX Spectrum: de 1982 a mais além”, não só revisita a história do famoso computador como acompanha o percurso singular de João Diogo Ramos, fundador do Museu LOAD ZX.
A partir de Cantanhede, o museu tem preservado a memória do ZX Spectrum, recolocando Portugal no centro da história da computação pessoal. A série acompanha o trabalho diário de João Diogo Ramos na divulgação, investigação, recolha e curadoria do museu, que guarda uma das maiores coleções de ZX Spectrum do mundo, máquina cujo culto continua a inspirar inovações todos os anos.
“O ZX Spectrum é parte da nossa memória coletiva. Nesta série acompanhamos o João no terreno, a viver e a provocar estas histórias – e isso permite revelar o papel extraordinário que Portugal teve e tem nesta memória da revolução tecnológica”, explica o realizador, em comunicado.
O primeiro episódio de “ZX Spectrum: de 1982 a mais além” é transmitido na RTP2 este sábado, dia 13, cerca das 20 horas, e o segundo passa no domingo, dia 14, no mesmo horário.
No fim de semana seguinte são exibidos os episódios 3 e 4 da série.