A chuva intensa que se tem sentido em todo o país obrigou à mudança do local do jogo Caldas SC-Sp Braga, dos oitavos de final da Taça de Portugal em futebol, que se vai disputar hoje.
Segundo comunicado da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a chuva intensa deixou o relvado do Campo da Mata, em Caldas da Rainha, impraticável, tendo sido decidido mudar o local do encontro para o Campo Manuel Marques, em Torres Vedras, passando a hora de início das 18h45 para as 19 horas de hoje.
“Após uma vistoria técnica realizada pela FPF e pela empresa RED, responsável pela gestão do relvado, foi concluído que o terreno não reúne condições de segurança para a realização da partida”, pode ler-se na nota emitida pela federação.
Já na manhã desta terça-feira, o Caldas SC mostrou-se desagradado e surpreendido com a alteração do local a menos de 24 horas do jogo.
“Desde o primeiro momento, o Caldas Sport Clube defendeu de forma firme, inequívoca e sustentada a realização do jogo no Estádio Campo da Mata, por considerar — e comprovar — que o recinto reunia as condições regulamentares exigidas. Esta posição não foi apenas uma convicção do clube: foi formalizada por escrito, validada por todas as partes envolvidas e acompanhada de ações concretas”, esclarece em comunicado.
O emblema da Liga 3 acrescenta que “na semana anterior ao jogo, e na sequência de indicações recebidas, o Caldas Sport Clube avançou com intervenções no relvado, realizadas por uma empresa externa associada a um clube da I Liga, em articulação com a FPF, precisamente para garantir que o jogo” se realizasse no recinto caldense.
Depois de avançar que “as intervenções foram executadas e comunicadas com conhecimento e validação das entidades competentes, através de correio eletrónico”, o clube salienta que até à data “não existia qualquer indicação formal em sentido contrário”.
Por essa razão, mostra-se “surpreendido” com a decisão de alteração do local da partida, a menos de 24 horas do encontro, referindo também que tentou o adiamento do mesmo, solução que se revelou infrutífera.
“A Direção do Caldas Sport Clube não foi passiva e não deixou de defender o clube. Fê-lo com seriedade, com ações no terreno e com total respeito pelos regulamentos. Não obstante tudo o que fica exposto, o Caldas Sport Clube cumprirá a decisão final da entidade organizadora”, remata, esclarecendo que “fá-lo, no entanto, sem abdicar da verdade dos factos e do dever de prestar contas aos seus sócios”.
O jogo Caldas SC-Sp Braga, dos oitavos de final da prova rainha, está marcado para as 19 horas de hoje, no Estádio Manuel Marques, em Torres Vedras, recinto que fica a cerca de 50 quilómetros de Caldas da Rainha.
Caldas SC reúne para avaliar a participação no encontro
Em novo comunicado, emitido ao final da manhã de hoje, dia 23, a estrutura do futebol sénior do Caldas SC afirma estar a avaliar a participação no jogo frente ao Sp Braga.
“Enquanto grupo não compreendemos a decisão tomada, e reiteramos que a nossa vontade é não ter participação neste jogo”, lê-se numa publicação na sua página de Facebook, assinada pela estrutura do futebol sénior, a equipa técnica e todo o plantel do clube.
Para os envolvidos “o jogo de hoje não é, apenas, um jogo de futebol”. “É um momento único, é fazermos festa de manhã à noite – com um sorriso no rosto por representarmos o clube do nosso coração na prova rainha do futebol português”.
No mesmo comunicado, referem ainda que “os vários relvados onde já jogaram ao longo das últimas épocas também não se encontravam nas melhores condições, e nunca sentiram a proteção que está a ser realizada neste momento”.
Para este grupo, “aconteça o que acontecer, hoje será um dia triste”.