A União de Leiria qualificou-se hoje para os quartos de final da Taça de Portugal de futebol, ao vencer por 1-0 o Vila Meã, último representante dos campeonatos não profissionais em prova, numa eliminatória decidida num penálti.
Juan Muñoz anotou o único golo do jogo, aos 24 minutos, na cobrança de uma grande penalidade a castigar uma falta do guarda-redes Diogo Santos sobre o avançado Dieu Michel, confirmando um triunfo ‘suado’ da equipa mais experiente e que conseguiu superiorizar-se, nomeadamente, no capítulo físico.
Os leirienses tentaram impor o ritmo que melhor lhes convinha, mas ainda apanharam um susto quando uma jogada de envolvimento coletivo dos locais, aos nove minutos, deixou Joy perto de inaugurar o marcador, com um remate na pequena área.
A formação orientada por Pedro Campos – um bom exemplo de que é possível ter uma ideia de futebol positivo em qualquer escalão -, nunca desistiu de ir à procura do sonho, igualado o desempenho na Taça de Portugal em 2025/2026, e teve o mérito de conseguir empurrar os leirienses para a sua área nos últimos minutos.
Em contragolpe, aos 87 minutos, os leirienses podiam ter resolvido o jogo, mas Diogo Santos parou os remates de Pablo Fernández e, na recarga, de Juan Muñoz.
Com o triunfo, a União de Leiria segue para os quartos de final, onde vai defrontar o vencedor do jogo Casa Pia – Un. Torreense, a 14 de janeiro.