A Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria (Acilis) está a proceder à recolha de dados sobre os danos causados pela depressão Kristin nas instalações das empresas e divulgou um conjunto de informações úteis para a população.
A informação está em atualização permanente e pode ser acompanhada em:
https://www.facebook.com/acilis.associacaocomercial
Serviços em funcionamento
De acordo com a informação recolhida pela associação, vários serviços essenciais mantêm a atividade. Encontram-se abertos, todos os dias, os seguintes restaurantes: Adega das Francesinhas, Ao Largo, Bali Food & Drinks, Cajo Mesa, Chico Lobo, Galo Doido, KOBORÚ, Mata Bicho, McDonald’s D. Dinis, Nekob, Prato Feito, Restaurante El Desván, Taberna da Praça e The New.
A associação acrescenta: “Se o seu restaurante estiver aberto, informe-nos, por favor, para que possamos divulgar.”
Também as farmácias permanecem em funcionamento: Farmácia Antunes, Farmácia Central, Farmácia Godinho Tomaz, Farmácia Higiene, Farmácia Maio, Farmácia Oliveira e Farmácia Sanches.
Mobilidade e transportes
A Acilis confirma que será instalado um terminal rodoviário provisório no parque de estacionamento das Piscinas Municipais. Durante o fim de semana, a Rede Expressos e a FlixBus irão operar na Avenida Heróis de Angola, onde será instalada uma bilheteira provisória.
A previsão é de que todos os serviços de transporte público transitem para este espaço provisório a partir da próxima segunda-feira.
Energia, apoio social e proteção civil
A associação alerta que o posto de combustível da GALP, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, está destinado exclusivamente ao abastecimento de viaturas do dispositivo de proteção civil.
Saúde
No caso de doentes respiratórios dependentes de oxigenoterapia, a Acilis relembra que estes poderão dirigir-se às urgências hospitalares para carregamento das baterias dos respetivos equipamentos.
Empresas
Num apelo direto às empresas afetadas, a associação solicita o preenchimento do formulário disponível em https://tinyurl.com/485nwrsr, sublinhando que este levantamento permitirá reportar corretamente a situação junto das entidades competentes. A Acilis refere ainda que se mantém em contacto com diversas instituições, incluindo autarquias, para apurar quais as medidas excecionais de apoio que poderão ser concedidas.
Segurança
Por fim, a associação deixa um pedido adicional: “Solicitamos que, em caso de assalto, além da comunicação às forças de segurança, nos informem também, para que possamos reforçar o pedido de proteção.”