A pop encontra a música erudita num projeto nascido em Alcobaça que reinterpreta à guitarra temas imortais dos Beatles. “The Beatles for TRIo” sobe ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça este sábado, dia 17 (21h30, 12 euros, M6), num concerto que assinala o lançamento em disco deste desafio que junta os guitarristas Israel Costa Pereira, Ricardo Martins e Tiago Morin.
O grupo pretende não apenas prestar uma homenagem aos Beatles, “uma das maiores bandas pop existentes”, mas, também, impor-se um desafio: integrar musicalmente o género popular em formações clássicas. Ou seja, levar a pop – algumas das melhores e mais famosas composições de sempre – a conviver com a erudição de um trio de guitarras.
Em “The Beatles for TRIo”, Israel Costa Pereira criou arranjos originais para canções “já imortalizadas e irrepreensíveis na cultura musical”. Nesta abordagem, “as variadíssimas vozes para trio de guitarras elevam, provavelmente, as músicas para um patamar mais erudito com a introdução de novos elementos”, como “secções, ritmos, timbres e motivos musicais quer nas introduções”, nota o grupo.
Pensado “em benefício da música” e “sem quaisquer preconceitos e barreiras artísticas”, o projeto propõe uma metamorfose de doze canções de Paul McCartney e John Lennon, escolhidas para um disco (e espetáculo ao vivo) que se quer “ao mesmo tempo uma simbiose artística que seja transversal a todo o público”.