Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Leiria

Centro de lançamentos de Leiria fica inundado devido à precipitação intensa

Rio Lis alagou em várias zonas da cidade. Equipas da proteção civil local estão a avaliar as ocorrências no concelho de Leiria e a necessidade de vedar acessos.

O centro de lançamentos de Leiria ficou hoje inundado após o alagamento do rio Lis, provocado pela precipitação intensa.

As condições meteorológicas adversas que estão a afetar todo o país, com a passagem da depressão Joseph, têm levado ao alagamento dos campos do Lis e à inundação de várias estradas no concelho de Leiria. Esta manhã, a cidade acordou com o Centro Nacional de Lançamentos completamente inundado, com alguns equipamentos a “boiar”.

Segundo Luís Lopes, vereador da Câmara de Leiria, quando há precipitação intensa é habitual que esta zona fique inundada, sendo que foi criada também com esse propósito: “É para isso que ele também serve. Sempre que há subida de caudais estes equipamentos ficam impraticáveis”, diz o vereador, referindo-se ao facto desta zona, assim como o Parque Verde e o Jardim da Almuinha Grande terem sido criados níveis abaixo do centro da cidade, de forma a reterem a água, servindo como “esponja”.

Luís Lopes, responsável pelo pelouro da Proteção Civil, disse esta manhã ao REGIÃO DE LEIRIA que há já várias estradas cortadas, nomeadamente entre Regueira de Pontes e Ortigosa, devido à “rutura de um dos diques da margem esquerda”. Naquela zona, os campos do Lis estão “debaixo de água”. E há também inundações na zona do Vidigal e junto ao pavilhão da  Juventude Desportiva do Lis, acrescenta.

O vereador adianta ainda que estão várias equipas na rua a avaliar as situações por todo o concelho.

Num balanço enviado às redações esta manhã, a Câmara de Leiria acrescenta ainda que está encerrado o percurso Polis, na zona de São Romão, junto à Ponte Euro 2004; o trânsito está cortado na estrada da Barosa, entre o Shopping NorteSul e o restaurante Vitória, junto à ponte das Mestras. A rua de Santa Clara também está interdita ao trânsito, entre a urbanização Santa Clara e a estrada da Barosa.

Devido ao galgamento do rio, o acesso à estrada Campos do Lis também teve de ser cortado, desde a Serra de Porto Uso ao cruzamento para os Barreiros, em Amor. A rua do Arraial, nos Andrinos, e os acessos à nascente do rio Lis estão igualmente vedados.

Desde a meia-noite até às 9h30 desta terça-feira, foram registadas 31 ocorrências no concelho de Leiria, entre limpezas de via, quedas de árvores, inundações de estruturas, entre outras.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.