Os efeitos da depressão Francis começam a sentir-se hoje no continente, devido à aproximação do sistema frontal com ocorrência de períodos de chuva, em geral fraca, no litoral oeste e a estender-se gradualmente ao interior.
“Nos dias 2 e 3, a precipitação irá continuar, com mais frequência e intensidade nas regiões Centro e Sul, em especial no Algarve, onde poderá ser pontualmente acompanhada de trovoada”, explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA refere também que, a partir da tarde desta quinta-feira, haverá um aumento da intensidade do vento, estando previstas “rajadas da ordem dos 70 a 80 quilómetros/hora no litoral e dos 100 km/h nas terras altas, em particular nas regiões Centro e Sul”.
Por causa da previsão de vento forte, o IPMA colocou o distrito de Leiria sob aviso amarelo entre as 00h e as 9 horas da manhã de sexta-feira. No mesmo dia, irá também estar em vigor aviso amarelo para agitação marítima, estando previstas ondas de sul/sudoeste com 4 metros; e precipitação por vezes forte, acompanhada de trovoada.
As temperaturas sobem ligeiramente na sexta-feira. Em Leiria, os termómetros vão marcar 13ºC de mínimas e 16ºC de máxima. Para esta quinta-feira, estão previstas mínimas de 8ºC e máximas de 15ºC.
A partir de sábado, está previsto um enfraquecimento gradual do vento, que pode soprar ainda por vezes forte nas terras altas e, até ao início da tarde, no Algarve.