Desde a inauguração, o Centro de Artes Villa Portela (CAVP) recebeu mais de 16 mil visitantes, divulgou o município de Leiria. Criado nos jardins e edifício do chalê histórico do século XIX, o projeto dedicado à arte contemporânea atraiu 16.130 visitas, entre a abertura, a 14 de setembro, e 21 de dezembro.
Para a Câmara de Leiria, o número reflete “forte interesse e envolvimento do público, tanto local como nacional”. “Mais do que um espaço expositivo, o CAVP assume-se como um verdadeiro lugar de encontro e partilha, promovendo o convívio intergeracional e o diálogo entre diferentes públicos”, lê-se na informação divulgada pelo município.
Atualmente com duas exposições patentes, “Sonho manifesto!” e “Subir ao palco/Back home”, o CAVP “tem vindo a afirmar-se como um dos mais relevantes polos dedicados à arte contemporânea em Portugal”, acrescenta-se.
Citada no comunicado, a vereadora da Educação e da Cultura do Município de Leiria, Anabela Graça, considera que o projeto “tem cumprido plenamente a missão para a qual foi criado”, conseguindo “aproximar a arte contemporânea das pessoas, de forma acessível, inclusiva e participada”.
Para 2026, o município de Leiria anuncia duas novas exposições, ainda não reveladas, que “contribuirão para a consolidação do CAVP como uma referência nacional na promoção da arte contemporânea, da criatividade e da inovação”.