Em poucos meses, um cabo do posto da GNR da Guia, em Pombal, adulterou “pelo menos 46 autos de contraordenação”, desviando 9.635 euros. A informação foi avançada no fim de semana pelo jornal Correio da Manhã, que recebeu uma denúncia sobre o caso.
Segundo o Correio da Manhã, o militar em questão, com 50 anos de idade, estava na secretaria do posto desde meados de 2023, e tinha como tarefa inserir os dados relativos às multas no sistema operativo intitulado Scott BackOffice. Ao realizar esta operação, o militar adulterou 49 autos de contraordenação relativos a multas que tinham sido pagas em numerário. Em vez de uma multa no valor de 250 euros, por exemplo, o cabo declarava no sistema informático uma infração no valor de 60 euros, ficando com o dinheiro remanescente.
“Quando a situação foi descoberta, uma comparação entre o arquivo do expediente da secção de trânsito do posto da Guia e as inserções no sistema informático detetou logo 49 autos que não correspondiam à realidade”, lê-se na peça publicada pelo Correio da Manhã.
O caso está agora a ser investigado internamente e foi feita uma participação ao Ministério Público pelo comandante do posto da Guia, no dia 12 de novembro, depois de ter tido conhecimento dos factos.
Segundo a mesma fonte, dois militares surgem no processo como testemunhas.
O REGIÃO DE LEIRIA pediu mais esclarecimentos à GNR, mas não conseguiu obter respostas até ao momento.