Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Marinha Grande

Placas sobre direitos humanos “florescem” em jardim

Trabalhos foram realizados por alunos do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente

No jardim situado entre o edifício dos Bombeiros Voluntários e o Teatro Stephens, na Marinha Grande, surgiram placas alusivas aos direitos humanos.

Os trabalhos foram realizados por alunos do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, que tomaram em mãos o tema, estando o resultado patente no jardim até ao final de fevereiro. Esta é “uma forma de os alunos mostrarem a sua cultura”, explica Bohdan Sokhanchak, aluno ucraniano do 9.º ano de escolaridade, envolvido na atividade.

“Cada direito foi decorado de acordo com a visão dos alunos dos diferentes níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário, e representado numa curta mensagem em língua portuguesa e na língua do país de origem dos alunos migrantes”, explica Ana Baio, coordenadora do Projeto Multiculturalidade.

A mostra reúne trabalhos que decoram tabuletas com mensagens alusivas aos direitos humanos, traduzidas em diferentes línguas, refletindo a diversidade cultural existente no agrupamento. Ana Baio adianta que, no âmbito desta iniciativa, os alunos tiveram a oportunidade de dar o seu testemunho, “partilhando o que aprenderam e explicando a importância desta ação para a construção de uma escola e de uma sociedade mais justa, solidária e respeitadora dos direitos de todos”.

Entre esses testemunhos partilhados pelos alunos, de várias nacionalidades, conta-se o de Ravneet Kaur, estudante indiana do 10.º ano de escolaridade. Os direitos humanos, explica, “são importantes porque protegem a dignidade, a liberdade e a igualdade de todas as pessoas. Garantem que todos sejam tratados de forma justa, independentemente de quem são ou de onde vêm”.

A jovem recorda ainda que “proteger os direitos humanos significa proteger a própria humanidade e construir um futuro melhor para todos”.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados