Sporting e Vitória SC disputam hoje a primeira vaga na final da 19.ª edição da Taça da Liga de futebol, em Leiria, a partir das 20 horas.
Os ‘leões’, bicampeões nacionais, procuram a nona final da competição, frente aos vimaranenses, que disputam pela terceira vez as meias-finais da mais recente competição nacional, num embate que vai ser arbitrado por Luís Godinho, da associação de Futebol de Évora.
As duas equipas voltam a defrontar-se 15 dias depois de os ‘verdes e brancos’ se terem imposto, por 4-1, para a I Liga.
Gonçalo Inácio, castigado, e Ricardo Mangas, por lesão, são as mais recentes adições ao alargado lote de ausências (Geovany Quenda, Geny Catamo, Diomande, Debast, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Daniel Bragança e Salvador Blopa) nas opções do treinador Rui Borges, que reencontra o Vitória SC, clube que orientou na época passada: realizou 30 jogos pelos vimaranenses.
O técnico vitoriano, Luís Pinto, não vai poder contar com Gustavo Silva, e disputa a final four pela primeira vez. Esta é a primeira época que o técnico participa na competição.
Sporting e Vitória de Guimarães já se defrontaram duas vezes na prova, com triunfo para os primeiros: em 2007/2008, em penáltis (7-6, após 0-0), e em 2014/2015, por 2-0, na fase de grupos.
O Sporting CP disputa a Final Four da Allianz CUP pela nona época consecutiva: somou seis qualificações e duas eliminações
Na Taça da Liga, nas cinco últimas épocas, o Sporting venceu na meia-final por quatro vezes e foi eliminado pela última vez em 2023/2024, quando perdeu frente ao Sp. Braga, por 1-0, que viria a ganhar o troféu nesse ano.
Já o Vitória SC disputa as meias-finais da Allianz Cup pela terceira vez: nas duas anteriores, foi eliminado. Esteve na final four da prova, pela última vez, em 2019/2020, tendo perdido frente ao FC Porto, por 2-1.
Esta temporada, foi precisamente frente ao FC Porto que garantiu o acesso à fase final, no único dos sete últimos jogos realizados na Taça da Liga (1-3).
As duas equipas chegam a Leiria motivadas: o Sporting não perde há cinco jogos e marca há 27, enquanto o Vitória SC não perde há dois.
O vencedor do terceiro embate vai disputar a final, no sábado, a partir das 20 horas, também no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, frente ao vencedor da meia-final entre Benfica, recordista de vitórias com oito títulos, e Sp. Braga, três vezes vencedor da competição, agendada para quarta-feira, também em Leiria.