A União de Leiria recebeu esta segunda-feira o Sporting B, no jogo que fechou a 19ª jornada da II Liga de futebol, e ganhou por 3-1, num encontro que obrigou a formação da casa a procurar a reviravolta.
O início do jogo ficou marcado por uma homenagem. A “família leiriense” lembrou José Familiar, ex-capitão e o jogador com mais jogos de sempre na história do clube.
O ex-jogador faleceu ontem e as equipas, bem como os 1.612 adeptos presentes, nas bancadas do estádio municipal de Leiria, realizaram um minuto de silêncio, acompanhado por muitas palmas, ao atleta que representou a União de Leiria em 375 jogos oficiais ao longo de onze temporadas, entre 1966 e 1978.
Quanto ao jogo, com várias alterações no onze inicial, Fábio Pereira viu a formação leiriense entrar melhor no encontro, mas depois de alguns lances de ataque, acabou surpreendida.
Lucas Anjos recebeu a bola, na linha, rodou para o centro, olhou para a baliza e fez um remate, em arco, ao canto superior direito que deixou Odehnal sem hipóteses.
A União de Leiria respondeu, de imediato, da melhor maneira por Zé Pedro. O lance começou num canto convertido por Juan Muñoz, Pablo Fernández ainda desviou a bola de cabeça, mas foi Zé Pedro que, esquecido, apareceu na área e igualou o marcador, aos 11 minutos.
O avançado espanhol Juan Muñoz não quis ficar de fora e, aos 18 minutos, recebeu a bola de Daniel Borges, isolando-se de três defesas sportinguistas para marcar o segundo da União de Leiria (2-1).
O resultado pareceu não agradar a nenhuma das equipas que continuou à procura do golo. Ainda na primeira parte, Daniel Borges, que frente ao FC Vizela, no último jogo da União de Leiria (2-2) marcou de cabeça, quase repetia o feito. Aos 30 minutos, Daniel Borges rematou para defesa apertada de Callai e na concretização do canto, foi o jogador leiriense que surgiu novamente e cabeceou à barra.
Antes do intervalo, Diogo Martins ainda tentou a sua sorte, sem sucesso, mas testando mais uma vez a equipa de João Gião.
No segundo tempo, o jogo foi menos fluído, com mais faltas, jogadores deitados no relvado durante mais períodos e com isso perdeu a dinâmica que rinha mostrado na primeira parte. Ainda assim, foi Lucas Anjos, novamente no arranque da partida quem causou perigo com um remate perigoso do lado esquerdo.
Aos 70 minutos, o resultado ficou definido, com o bis de Munõz, que elevou para oito os golos marcados na sua conta pessoal. O avançado converteu um canto, a bola fez a curva perfeita e voou por cima do guarda-redes adversário para o fundo da baliza (3-1). Um golo fantástico.
O Sporting ainda tentou reduzir a vantagem, sem sucesso, apesar de conseguir ter mais posse de bola.
A União de Leiria não ganhava em casa desde 3 de novembro, em jogo com o GD Chaves, a contar para a 10ª jornada, e o último triunfo foi a 21 de dezembro, com o Farense, pela margem mínima (0-1). Já o Spporting B somou a sexta derrota consecutiva.
Com este resultado, a União de Leiria sobe à sexta posição da classificação geral, com 28 pontos, a um dos lugares de promoção, enquanto o Sporting B é terceiro, com 29 pontos.
Na próxima jornada, os leirienses voltam a jogar em casa, no dia 1, domingo, às 11 horas, na receção ao Paços de Ferreira.
Veja aqui o golo marcado pelo Sporting: