O ponto de encontro está marcado para o parque de estacionamento do estádio municipal de Leiria, pelas 9 horas. Todos os cidadãos que, de forma voluntária, possam ajudar a limpar os destroços causados pela depressão Kristin, devem deslocar-se até ao local.
A acção de limpeza foi lançada pelo Município de Leiria, que apela “às Juntas de Freguesia do concelho, que tendo essa capacidade, também se organizem”.
Amanhã, sábado, a ação de limpeza terá como objetivo limpar a zona do percurso Polis e do estádio municipal, mas mediante o número de pessoas que apareçam, poderá estender-se a outros locais da cidade, de acordo com as orientações dadas.
Ao REGIÃO DE LEIRIA, o vereador Luís Lopes, com o pelouro da Proteção Civil, explica que “neste momento, todos procuram e querem ajuda e a ação no estádio acontece porque começamos a fazer numa zona ampla, como o parque de estacionamento [do estádio] onde não há risco de queda de estruturas”.
Contudo, informa que “esta manhã pedimos às juntas de freguesia, que tendo essa capacidade, começem a organizar grupos [de apoio] e organizem ações similares [nas várias freguesias]”. “Temos muita gente que quer começar a fazer coisas, mas tem de ser forma segura”, alerta o responsável, lembrando o risco de quedas, infraestruturas ainda instáveis ou as condições atmosféricas.
Questionado pelo motivo porque a primeira ação de voluntariado acontece no centro da cidade e não nas freguesias, Luís Lopes explica que “não conseguimos chegar a todo o lado ao mesmo tempo, mas estamos em contacto com as freguesias e a lançar o repto [para que se organizem e também efetuem ações de limpeza]”.
Os voluntários que se deslocarem ao estádio ou a ações de limpeza noutros locais devem, se possível, levar equipamento, como luvas, pás, vassouras.