Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Ansião

Autarca de Ansião apela à entrega de lonas para proteger habitações

Materiais serão encaminhados para dar resposta à cobertura de telhados das habitações ou edifícios danificados na sequência da passagem da depressão Kristin.

Luís Montenegro esteve no concelho no dia 29 e ouviu queixas dos habitantes. Visitou alguns pontos com marcas profundas de destruição. FOTO: Gonçalo Borges Dias/GPM

Jorge Cancelinha está há poucos meses no cargo de presidente de Câmara, mas soma vários enquanto autarca, quer como presidente da Junta de Freguesia de Ansião, quer como vereador. No entanto, este deverá ser um dos maiores desafios que está a viver enquanto responsável autárquico.

O território que lidera registou “um rastro de destruição”, que continua a ser superado dia após dia.

Na terça-feira, Jorge Cancelinha recorreu às redes sociais do Município, onde tem realizado diariamente o ponto de situação, para apelar à entrega de lonas com o objetivo de dar resposta à necessidade de cobertura de telhados das habitações ou edifícios.

O Município disponibilizou contentores para recolha de telhas partidas, nomeadamente telhas de fibrocimento que, segundo o autarca, ainda existem em grande número do concelho e “só devem ser retiradas com material de proteção adequado” e transportadas devidamente acondicionadas.

A oferta de telhas para repor os telhados das habitações continua a ser efetuada também pelos serviços do Município de Ansião.

Na segunda-feira, cerca de 45% do concelho de Ansião continuava sem eletricidade, sendo “a situação que mais preocupa”, mas foram asseguradas as condições para algumas escolas reabrirem no dia 3.

Já relativamente à rede de abastecimento de água, o autarca ressalvou que “está praticamente normalizada” e referiu que está a decorrer o levantamento de prejuízos em habitações, empresas e edifícios municipais.

Jorge Cancelinha explicou que a preocupação até agora foi de “suprir apenas as necessidades primárias” da população.

“Em primeiro lugar, conseguir garantir as condições de habitabilidade ao maior número de pessoas de nossos concidadãos e, hoje, particularmente, com um foco especial nas escolas para garantir que o máximo de escolas possam reabrir na próxima semana quando retornarmos às atividades letivas”, apontou à agência Lusa.

O autarca alertou ainda para a situação de centenas de pessoas cujas casas sofreram danos significativos e que não irão conseguir “repor as condições de um dia para o outro”.

“Temos também alguns equipamentos municipais que foram afetados, nomeadamente equipamentos desportivos e parques de lazer que, neste momento, vão precisar de alguns meses para serem repostos”, alertou.

O concelho recebeu a visita do primeiro-ministro um dia após a depressão Kristin e conversou com um casal, onde disse que o Governo está a fazer tudo o que é possível para restabelecer as ligações, depois de estes partilharem o desespero que estão a viver sem contactos.

“Nós estamos a fazer todo o possível para restabelecer o quanto antes”, respondeu Luís Montenegro à habitante, que aguardava a chegada do primeiro-ministro ao Estádio Municipal de Ansião – Casa da Amizade, para lhe dizer que a situação que vivem é vergonhosa.

“Vocês não sabem o desespero que é estarmos sem contactos”, disse a mulher em lágrimas.

Já o seu companheiro queixou-se de ter ficado com a sua vida privada destruída, aproveitando para pedir ajuda, depois de encontrar a sua rulote, que é o seu meio de sustento, completamente tombada e danificada.

“Sabem que houve muitos pontos que ficaram afetados e as próprias ligações com os satélites também ficaram. Nós estamos a restabelecer isso tudo. Agora temos já algumas soluções provisórias, mas estamos a restabelecer isso”, garantiu Luís Montenegro.

Depois de uma visita à Casa da Amizade, que tem quartos-abrigo e onde não prestou declarações à comunicação social, Montenegro passou também pela Mata Municipal de Ansião, onde foi visível a destruição causada pela queda de árvores no maior pulmão verde da vila.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados