Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Avião do parque vai ser retirado para a fábrica de cerveja Xarlie

Ex-libris de Leiria ficou destruído na sequência da depressão Kristin mas vai ser recuperado.

O histórico Beechcraft C-45 Expeditor, que está estacionado no Parque Jaime Filipe da Fonseca, no centro de Leiria, vai ser retirado para a fábrica de cerveja Xarlie, para ser preservado e sujeito a uma primeira análise de danos.

A aeronave que dá nome ao “Parque do Avião” foi severamente danificada com a queda de árvores ocorrida naquela zona de Leiria durante a depressão Kristin.

Tal como o REGIÃO DE LEIRIA noticiou, o Beechcraft C-45 Expeditor vai ser recuperado, em oficina especializada, para regressar depois ao mesmo parque onde “aterrou” desde o final dos anos 70, junto às margens do rio Lis.

“Temos o problema identificado, com uma solução enquadrada, pelo que podemos adiantar a intenção de retirar o avião em breve do parque para uma recuperação”, disse no dia 3 de fevereiro ao REGIÃO DE LEIRIA, Abel Oliveira, coronel responsável pelo serviço de Relações Públicas da Força Aérea.

“A recuperação será uma operação delicada, com o necessário acompanhamento técnico e histórico, prevendo-se a colaboração de uma entidade privada; a ideia é que depois de devidamente restaurado regresse ao parque e ao convívio dos leirienses e dos turistas”, explicou Abel Oliveira.

Entretanto, a empresa MSCariano revelou estar envolvida no processo como responsável pelo restauro e anunciou ter encontrado uma solução de espaço para colocar o avião, que ficará na fábrica de cerveja Xarlie, cedido pelo grupo Novagente.

“Queremos transformar este símbolo da cidade, um símbolo de união de entre ajuda de todos os Leirienses neste período difícil”, anunciou a MSCariano, que irá contar no trabalho de retirada e recuperação com o apoio “do Museu do Ar e vários profissionais da aviação da região”.

“Todos os apoios seram bem vindos para a concretização este grande projeto”, acrescenta a empresa de Leiria.

Depois da intervenção de cobertura e delimitação do espaço do avião, nos próximos dias serão desmontadas as asas e será realizado o transporte do avião, acrescenta a MSCariano.