A Companhia Teatro do Interior apresenta no fim de semana duas novas peças de teatro em Castanheira de Pera, envolvendo atores dos municípios dos concelhos do norte do distrito de Leiria e vizinhos.
Nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, dois espetáculos teatrais sobem ao palco do Auditório da Praça da Notabilidade, em Castanheira de Pera.
No sábado, às 21 horas, revela-se “Escuta interior” que, segundo a organização, é um exercício cénico que questiona os paradoxos da modernidade.
“O espetáculo propõe uma viagem sensorial entre o ruído da cidade e a sabedoria do interior, cruzando memórias, feridas e esperanças de um território onde o silêncio da floresta e a presença humana dialogam de forma intensa”, acrescenta a sinopse.
Em cena estarão intérpretes de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, coordenados por Joana Lucas.
No domingo à tarde, pelas 16 horas, é apresentado “Festa da Neve”, que decorre numa pequena aldeia.
A aproximação da tradicional Festa da Neve é pretexto para explorar “conflitos entre gerações, sonhos, medos e afetos, refletindo sobre identidade, comunidade e a urgência de proteger o que verdadeiramente importa”.
Com coordenação artística de Joana Antunes, o elenco é composto por intérpretes formandos de Pedrógão Grande e Sertã.
Ambos os espetáculos integram um projeto de criação e formação artística desenvolvido pela Companhia Teatro do Interior, com direção de Manuel Wiborg, projeto que promove o acesso à cultura, a descentralização artística e a valorização do interior do país.
A iniciativa conta com apoio financeiro do Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, e ainda dos municípios de Castanheira de Pera, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Sertã, entre outras entidades.