Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Depressão Kristin

Elevadíssima probabilidade de cheias em Leiria, alerta a Câmara

Ponte das Mestras, Picheleiro, Barosa e Amor são zonas em que o risco de cheias é mais elevado nos próximos dias, além das freguesias que confinam com o rio Lis

Município está “a monitorizar já há cinco dias os caudais dos rios, em vários pontos”, adianta o vereador Luís Lopes

A probabilidade de cheias em Leiria é elevadíssima, disse esta quarta-feira o vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal, que admitiu, em caso de necessidade, fazer evacuações preventivas.

“Temos vários dias de precipitação seguidos, os próximos serão também de muita precipitação, o que significa que a água que vamos ter aqui nesta bacia toda irá, logicamente, convergir para os dois rios, o Lis e o Lena. E com os caudais de ponta de cheia que estão previstos, ou seja, aquilo que é a quantidade de água que eles vão ter dentro, existe uma elevadíssima probabilidade de termos cheias”, afirmou Luís Lopes em declarações à agência Lusa.

Segundo o vereador, o município está “a monitorizar já há cinco dias os caudais dos rios, em vários pontos”, para ter “alguma capacidade de antecipar estes caudais e, eventualmente, caso se justifique, fazer evacuações preventivas nos sítios mais vulneráveis que estão perfeitamente identificados”.

Esses locais são Ponte das Mestras, Picheleiro, Barosa e Amor, exemplificou o autarca, para referir que são “todas as freguesias que confinam com o rio a jusante da cidade, mas também a montante”, como a zona da Escola Profissional de Leiria.

Por outro lado, Luís Lopes salientou que o rio Lis “está cheio de árvores, tem uma série de obstáculos” que ainda não foi possível retirar, registando já “quatro rombos nas margens esquerda e direita do rio, a jusante da cidade”.

Nesse sentido, “é muito difícil prever o comportamento do rio neste momento”, declarou o autarca.

“Se vamos ter cheias? Estamos a preparar-nos para isso”, acrescentou.

Todos os distritos de Portugal continental estão esta quarta e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, passando a aguaceiros, devido à passagem da depressão Leonardo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou na terça-feira que as ondulações frontais associadas à depressão Leonardo irão afetar o estado do tempo em Portugal continental até sábado, com períodos em que a precipitação será persistente e por vezes forte, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, vento forte e agitação marítima forte.

“Para os dias seguintes prevê-se a passagem de novas superfícies frontais e a continuação deste padrão muito instável”, refere ainda em comunicado.

Esse sistema frontal começa pela região sul e irá estender-se gradualmente às restantes regiões do continente durante o dia de hoje, prevendo-se que o período com valores acumulados de precipitação mais elevados e vento mais intenso seja na noite de hoje para quinta-feira, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada.

Devido a esta previsão meteorológica, o IPMA emitiu aviso amarelo de chuva por vezes forte para os distritos de Évora, Faro, Setúbal e Lisboa até às 9 horas de quinta-feira.

Viseu, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo e Braga estão sob aviso amarelo por causa da chuva até às 21 horas de hoje e depois entre as 3 e as 9 horas de quinta-feira.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados