O fornecimento de energia elétrica foi restabelecido em cerca de 50% do concelho da Marinha Grande, enquanto as comunicações apenas foram repostas no centro da cidade, informou hoje a Câmara Municipal.
Num ponto de situação enviado aos jornalistas, o Município da Marinha Grande indicou que a E-Redes restabeleceu o fornecimento de energia elétrica em cerca de metade do território.
“Os trabalhos de recuperação são complexos e exigentes, face à dimensão dos estragos: postes caídos, linhas danificadas e, na região, cerca de 5 mil quilómetros de cabos no chão, o que impossibilita uma reposição simultânea e imediata em todas as zonas. As equipas encontram-se a trabalhar de forma ininterrupta para repor o serviço em segurança”, referiu.
De acordo com esta autarquia, todas as infraestruturas da rede de abastecimento de água encontram-se em funcionamento, recorrendo a geradores ou à rede pública de eletricidade.
“Têm-se verificado interrupções pontuais devido a quebras no fornecimento de energia, bem como roturas em condutas, provocadas pelas raízes que se deslocaram com a força dos ventos e movimentação do solo”, acrescentou.
Já as comunicações, encontram-se repostas no centro da Marinha Grande, enquanto nos restantes locais e freguesias as operadoras “continuam a trabalhar no terreno para restabelecer a normalidade”.
Para apoiar os munícipes, foi disponibilizado acesso gratuito a internet ‘wifi’ na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande; no edifício da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria; e, a partir da tarde de hoje, na Junta de Freguesia da Moita.
Também as escolas do concelho se mantêm encerradas, “face à inexistência de condições mínimas de funcionamento, como instalações seguras, energia elétrica, abastecimento de água e comunicações de forma permanente”.