Os impactos da tempestade Kristin no Oeste, nomeadamente no que se refere a inundações na zona de Peniche, são hoje o destaque da imagem do dia do Copernicus, iniciativa do programa europeu Copernicus que destaca uma imagem de satélite.
Os impactos da tempestade foram para além dos ventos fortes, manifestando-se também em zonas inundadas. Na imagem, perto da localidade de Ferrel, observam-se áreas inundadas que “surgem em tons castanho-escuros, indicando campos agrícolas e zonas húmidas submersas pela tempestade”.
A foto realizada por satélite, a 31 de janeiro, merece o destaque e “mostra a zona costeira nas proximidades de Peniche”, explica a nota daquela agência europeia.
Na imagem de satélite são igualmente visíveis “longas linhas brancas e brilhantes de ondas em rebentação e por plumas castanho-claras de sedimentos em suspensão”, manifestação da força do Oceano Atlântico.
A imagem foi captada por um dos satélites Copernicus Sentinel-2. O Copernicus integra o programa espacial da União Europeia, sendo a componente de observação da Terra, nomeadamente através de dados obtidos por satélite.