Os cadernos eleitorais dão conta de 2.132 inscritos na freguesia de Bidoeira de Cima, no concelho de Leiria, mas destes só 526 decidiram hoje, domingo, comparecer nas urnas, para a segunda volta das eleições presidenciais, que já tinham António José Seguro como Presidente da República eleito.
A segunda volta das eleições presidenciais realizou-se hoje nesta freguesia, e em mais outras 19 freguesias e secções de voto em todo o país, uma vez que a votação foi adiada uma semana devido aos efeitos das tempestades, numa decisão que abrangia um total de cerca de 36 mil inscritos.
Em Bidoeira de Cima, registou-se uma afluência de 24,67%, o equivalente a 526 votantes.
Destes, 227 escolheram António José Seguro (63,94%), 128 votaram André Ventura (36,06%), mas houve ainda 87 votos em branco (16,54%) e 84 votos nulos (15,97%).
A abstenção ficou nos 75,33%.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) indicou que a votação para a segunda volta das eleições presidenciais nas freguesias que foram hoje a votos decorreu sem outros incidentes, depois de uma interrupção em Bidoeira de Cima, durante o período da manhã, após uma falha de energia elétrica.
A falta de eletricidade, uma hora após a abertura das urnas, levou os responsáveis das mesas de voto desta freguesia a suspender a votação até que a situação estivesse restabelecida.
Fonte da Câmara Municipal adiantou que a votação foi restabelecida cerca das 12 horas.
Já conhecido desde domingo passado está o vencedor das eleições, António José Seguro, que, segundo os resultados provisórios divulgados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna foi eleito Presidente da República com 66,83% dos votos expressos, contra 33,17% de André Ventura.
O atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, eleito em 2016, cessará funções em 09 de março, data em que António José Seguro tomará posse perante a Assembleia da República.