Mais de 700 ocorrências foram registadas na Nazaré, na sequência da depressão Kristin, afetando bastante as Piscinas Municipais, Mercado Municipal, Forte de São Miguel e Molhe Norte, avançou a autarquia.
As piscinas perderam toda a cobertura, enquanto o mercado também ficou com o telhado destruído. O Forte de São Miguel tem diversos problemas estruturais e o Molhe Norte está em risco de derrocada, acrescenta a informação divulgada.
Os danos na Nazaré são “de grande magnitude e caráter transversal”, afetando “infraestruturas municipais, espaços públicos, equipamentos coletivos, rede viária e propriedades privadas”.
No âmbito do património religioso, as igrejas da Pederneira têm telhas danificadas, sobretudo a igreja da Misericórdia. A Igreja de Santo António, situada ao lado da Capitania, também tem o telhado em mau estado.
As implicações têm também impacto na programação do Carnaval. “Todas as atividades deste evento estarão canceladas até ao fim do estado de calamidade”.
“Esperamos ter a colaboração do tempo e ir para a rua com outras ainda previstas, durante a próxima semana. Iremos atualizando consoante as previsões”, acrescenta a autarquia.
Entretanto, o município da Nazaré isentou de pagamento de taxas municipais relativas aos meses de janeiro e fevereiro para as lojas do Mercado Municipal e para as bancas e atividades de venda ambulante, de forma a procurar “aliviar os constrangimentos sentidos por estes setores fortemente afetados”.