Assinar

Troço do IC8 em Pombal onde morreram oito pessoas vai ter linha dupla contínua

Dois quilómetros do IC8, em Pombal, vão passar a ter linha contínua dupla e balizas rebatíveis. Autarquia considera que é “um passo positivo para aumentar os níveis de segurança daquele troço”.

Acidente no IC8
Foto de arquivo

O troço do IC8, em Pombal, vai passar a ter linha contínua dupla e balizas rebatíveis. O anúncio foi feito hoje, quarta-feira, pela Infraestruturas de Portugal e surge na sequência da aplicação de medidas para evitar acidentes no troço de IC8, como os que se registaram no último mês, causando a morte a oito pessoas.

Em comunicado, a IP afirma que no troço em causa, com cerca de dois quilómetros de extensão entre os 33,7 km e 35,8 km, ocorreram este ano seis acidentes, todos “colisões frontais e quatro delas em locais com linha contínua ou dupla contínua no eixo da via”. A exceção foram os dois acidentes, na zona de São João da Ribeira, a 24 de setembro e 22 de outubro, que provocaram oito mortos e “ocorreram numa reta, com boa visibilidade e portanto com linha descontínua”.

Embora a empresa responsável pelo IC8 alegue que “não foi identificada a necessidade de realizar qualquer medida corretiva na infraestrutura, pois o troço em causa não apresenta deficiências”, a IP avança um conjunto de medidas “com o objetivo de atuar ao nível do comportamento do condutor, tentando dissuadir comportamentos indevidos e desadequados, nomeadamente excesso de velocidade e ultrapassagens mal calculadas”.

As medidas, já em execução, incluem a aplicação de linha dupla contínua ao longo daquele troço do IC8 “com balizas rebatíveis de posição [pilaretes em material flexível] intercaladas com marcadores, bem como a colocação de dois painéis informativos adicionais com indicação da distância até uma zona de ultrapassagem”.

Também em comunicado, o município de Pombal reagiu ao anúncio e afirma que a colocação de um traço contínuo duplo no referido troço do IC8 é “um passo positivo para aumentar os níveis de segurança daquele troço”.

O presidente da autarquia, Diogo Mateus, afirma que as medidas agora anunciadas pela IP são “uma reação ao pedido que o município tinha formalizado há quase dois meses, para que se procedessem às melhorias das marcações longitudinais no IC8”, na sequência dos acidentes ali registados com vítimas mortais.

O autarca considera ainda que a decisão da Infraestruturas de Portugal “não conflitua” com outras medidas de segurança, nomeadamente “uma auditoria à segurança rodoviária do IC8”, cuja realização foi transmitida ao município de Pombal pelo secretário de Estado das Infraestruturas e da qual Diogo Mateus espera “novidades”.

IC8, na zona de Pombal, registou alguns acidentes com mortos no último mês  Foto: Joaquim Dâmaso

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados