Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Portugal a Nadar certifica sete escolas de natação do distrito

O programa Portugal a Nadar, da Federação Portuguesa de Natação, distinguiu 55 escolas e 7 clubes com a certificação “Portugal a Nadar”. Sete dessas escolas têm atividade no distrito de Leiria.

O programa Portugal a Nadar (PAN), é um dos programas que resulta do Plano Estratégico 2014-2024 da FPN, com vista a facilitar “o acesso a programas de prática devidamente certificados e inclusivos”, nas várias vertentes da modalidade e para todos os escalões.

Na região de Leiria, foram avaliadas com “nível de excelência”, o mais elevado, a Escola de Natação do Desportivo Naútico da Marinha Grande, a Escola de Natação Municipal de Ansião e a Escola de Natação Municipal de Peniche.

Com o nível 3, está a Escola de Natação Municipal da Nazaré, a Escola de Natação do Núcleo Desporto Amador de Pombal e a Escola de Natação do Clube Natação Alcobaça. Por último, a Escola de Natação de Os Pimpões (Caldas da Rainha) tem uma certificação de nível 2.

A lista dos premiados foi divulgada, no dia 19 de setembro, durante a II Convenção Portugal a Nadar, que se realizou no Auditório Artur Agostinho (Estádio José Alvalade).

Ao Desportivo Náutico da Marinha Grande foi atribuído pela primeira vez o Certificado de Clube de Nível Nacional e a renovação do Certificado de Excelência da Escola de Natação.

Por intermédio do diretor técnico do DNMG, Pedro Lopes, foi apresentada a evolução do Modelo de Ensino e Aprendizagem e os respectivos processos pedagógicos e didácticos associados ao projeto desenvolvido pelo clube marinhense. Em destaque, divulga o clube, “esteve o Ensino da Natação para o 1.º Ciclo do Ensino Básico: projecto ímpar na realidade portuguesa, dado a sua aplicação em diversos contextos e modelos de ensino e à sua longevidade, única em Portugal”.

Este projecto tem como participantes, além do DNMG, a autarqui e os Agrupamentos de Escolas Marinha Grande Nascente e Marinha Grande Poente.

“Sentimo-nos orgulhosos por contribuir de forma decisiva para uma melhor natação, trabalhamos diariamente para estarmos na vanguarda da natação e podermos levar a todos os valores da natação nas suas diferentes formas de manifestação. A Marinha Grande foi pioneira no Ensino da Natação, herdamos responsabilidade que vai para além do valor desportivo, elevando-se o valor social e cultural que a natação representa para os marinhenses”, disse Pedro Lopes.

Segundo a Federação, o objetivo do Portugal a Nadar é “promover a massificação da prática procurando garantir a existência de programas diversificados e técnicos competentes para o ensino, através de práticas aquáticas certificadas, destinadas a diferentes públicos-alvo: bebés, crianças em idade pré-escolar, crianças em idade escolar, até aos idosos”.

A FPN desenvolveu, ainda, “um modelo de referência para o ensino”, que envolve as várias vertentes: Natação Pura, Polo Aquático, Natação Artística e Natação Adaptada.

O processo de certificação técnico-pedagógica das escolas de natação segue também “metodologias de análise definidas pelo departamento técnico da Federação”, que visam a melhoria contínua das escolas de natação, bem como “a implementação de boas práticas e a promoção da natação” de forma a assegurar uma prática estruturada e regulada.

Foto: DNMG