Assinar
Sociedade

Campanha Orange Leiria marca dia de luta contra a violência doméstica

Os casos de violência doméstica no distrito de Leiria aumentaram este ano face ao ano passado. Esta sexta-feira, multiplicam-se as ações de sensibilização e de alerta na região.

Leiria "veste-se" de laranja até 10 de dezembro, pelo fim da violência contra as mulheres

A associação Mulher Séc. XXI, de Leiria, registou nos primeiros dez meses do ano 195 novos casos de violência doméstica no distrito, mais 30 do que em igual período do ano passado, e efetuou 1.266 atendimentos gerais.

A Casa de Acolhimento de Emergência de Leiria (vulgo casa-abrigo) acolheu por sua vez este ano 69 vítimas – mais 12 do que em 2021 -, entre as quais 37 mulheres e 32 dependentes. Desde a sua abertura, em 2017, a casa-abrigo acolheu 264 mulheres e 199 dependentes, segundo dados avançados pela associação na véspera do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Para assinalar a data, Leiria inaugura esta sexta-feira um mural dedicado à causa, na rua Dr. João Soares. A iniciativa integra o projeto Orange Leiria, inspirado na campanha “Orange the World” da UNESCO, e resulta de uma parceria entre a Mulher Século XXI, o município de Leiria e a Sistema4, responsável pela conceção artística da obra.

A campanha, que irá “vestir” a cidade de cor de laranja, estende-se até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para esta problemática e apelar à denúncia de casos de violência.

Durante 16 dias, serão divulgados cartazes com o contacto do Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (244 821 728), distribuídas pulseiras e dinamizadas ações de ativação, nomeadamente no jogo União de Leiria – Caldas SC, que se disputa no domingo no estádio de Leiria.

119 casos registados pelo Gabinete Girassol

Desde a sua entrada em funcionamento, a 15 de outubro de 2021, o Gabinete Girassol – Resposta de Apoio Psicológico para Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica (RAP), sob alçada da Mulher Séc. XXI, identificou 119 vítimas de violência doméstica com idades entre os 4 e os 18 anos.

São vítimas deste crime “as crianças e os jovens que sofreram maus tratos relacionados com a exposição a contextos de violência doméstica”, adianta Susana Pereira, presidente da direção da associação, referindo que esta resposta abrange os dez concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

Atualmente a equipa acompanha 77 crianças e jovens, com idades entre os 3 e os 15 anos, a maioria dos quais (44) no concelho de Leiria, além de 15 em Pombal e 10 na Marinha Grande.

Segundo Susana Pereira, a violência psicológica verifica-se em “todos os casos”, tendo sido registados também 19 casos de violência física, nove de violência económica e um caso de violência sexual.

Na maioria dos casos (51), as agressões são exercidas por um dos progenitores, em 14 situações pelos dois, e em nove casos pelo padrasto ou madrasta.

Sensibilização nas escolas

O núcleo de Leiria do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) associa-se também a esta causa com diversas ações de luta e de sensibilização em escolas do Bombarral e da Marinha Grande, estando ainda programada uma ação, no sábado, no LeiriaShopping.

O movimento agendou ainda para esta sexta-feira, 25 de novembro, um jantar com debate sobre as violências contra as mulheres, na sede do Clube Recreativo Delgadense, no Bombarral. A iniciativa conta com a participação de Tânia Mateus, da direção nacional do MDM.

Lei e desafios à intervenção em debate na ESECS

“A Lei e o Combate à Violência Doméstica – desafios à intervenção” é o tema central do seminário que A GNR de Leiria promove esta sexta-feira, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) de Leiria, a partir das 9 horas.

O enquadramento legal da violência doméstica e medidas de coação, a intervenção do Ministério Público, mas também da rede de parceiros e da GNR, as respostas da Segurança Social, a intervenção junto das vítimas menores e o programa para agressores são algumas das abordagens que irão preencher o dia.

Nova linha de apoio europeia

A Comissão Europeia (CE) anunciou esta quinta-feira a criação de uma nova linha de apoio telefónico com o número 116 016.

As mulheres vítimas de violência passam assim a poder ligar para o mesmo número em toda a União Europeia (UE) para obter aconselhamento e apoio, refere a CE em comunicado.

Quanto às estatísticas, são preocupantes na Europa como em todo o mundo, onde uma em cada três mulheres “foi vítima de violência física ou sexual”, destaca na mesma nota o vice-presidente, Josep Borrell. 

“Atualmente, uma em cada cinco raparigas é vítima de abuso sexual. A violência em linha está a aumentar, com uma em cada duas jovens a ser vítima de ciberviolência de carácter sexista”, acrescenta, reforçando que “a UE condena todas as formas de violência contra as mulheres e as raparigas”.

“É inaceitável no século XXI que as mulheres e as raparigas continuem a ser vítimas de abusos, assédio, violação, mutilação ou casamentos forçados. Continuamos firmes na nossa ambição de pôr termo à violência contra as mulheres dentro e fora da UE”. A UE é solidária com as mulheres e as raparigas, as vítimas e as sobreviventes de violência”, afirma.

Contactos e números de emergência

Associação Mulher Século XXI
Largo Rainha Santa Isabel, Nº1 r/c Dto 2410-165 Leiria
Tel. 244 821 728
Tlm. 964 854 462
Tlm. 910 908 368
email. geral@mulherseculoxxi.com
Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica
244 821 728
Linha de Apoio à Vítima Idosa de Violência Doméstica (chamada gratuita)
800 210 340

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados