Assinar
Saúde

Enfermeiros estão hoje em greve na entrada do Centro Hospitalar de Leiria

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses reivindica a reposição da jornada de trabalho diária de 8 horas, o pagamento de horas extraordinárias, entre outros pontos.

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses está em greve até às 13 horas, junto ao Centro Hospitalar de Leiria Foto: Joaquim Dâmaso

Começou às 8 horas desta quinta-feira, dia 20, uma greve promovida pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), na entrada do Hospital Santo André, em Leiria.

A greve, explica o coordenador do SEP, surge na sequência dos resultados da reunião de 24 de março com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), na qual foi mantida “uma incompreensível e inaceitável inércia em que arrasta os problemas e as injustiças”.

“Face à não resolução, à não valorização dos vários colegas da instituição, sentimo-nos obrigados a decidir esta iniciativa com greve das 8 às 13 horas”, realça Ivo Gomes.

Segundo o SEP, o Conselho de Administração do CHL “continua sem operacionalizar a aplicação do Decreto-Lei n.º 80-B/2022, de 28 de novembro e respetivas orientações, relativamente à contagem de pontos de avaliação do desempenho e consequentes mudanças de posição remuneratória” e tem estado “a efetuar mal, e a ‘conta-gotas’, a contabilização dos pontos, com evidentes prejuízos para os enfermeiros do CHL”.

Além disso, o sindicato sublinha que aquele órgão de administração continua sem “repor a jornada de trabalho diária de 8 horas”, “continua a não consagrar 30 minutos para passagem de turno, a não pagar/ compensar corretamente as horas, feriados e folgas em dívida, a não considerar as horas e dias de ausência por baixa ou por outra razão devidamente justificada, a não pagar o subsídio de refeição em dia de Trabalho Extraordinário/ Suplementar; a não garantir o direito ao descanso compensatório por trabalho suplementar”, entre outros aspetos.

A greve decorre até às 13 horas.

No próximo dia 12 de maio será realizada uma greve a nível nacional, em frente ao Ministério da Saúde, pelas 11 horas, no âmbito do Dia Internacional do Enfermeiro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados