Assinar
Nazaré

Ondas arrastam duas pessoas na Nazaré

Vítimas necessitaram de assistência médica e hospitalar por paragem cardiorrespiratória e hipotermia.

aviso vermelho de agitação marítima nazaré
Foto de arquivo Foto de Arquivo

Duas pessoas foram esta tarde, dia 31, auxiliadas junto ao molhe sul do porto da Nazaré, depois de terem sido arrastados por uma onda.

Segundo um comunicado da Autoridade Marítima Nacional, na sequência de um alerta recebido pelas 17h38, “através do número de telefone de emergência, a informar que uma pessoa teria sido arrastada por uma onda, foram ativados de imediato” para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, que tomou conta da ocorrência, e tripulantes da Estação Salva-vidas da Nazaré, bem como elementos dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e do INEM.

À chegada ao local, “constatou-se que a vítima, uma jovem de 24 anos, teria caído à água e estava a ser arrastada por uma onda, tendo um familiar entrado na água para a tentar socorrer, ficando também em dificuldades”.

Os tripulantes da Estação Salva-vidas procederam ao resgate das duas vítimas e, durante o transporte para a Estação Salva-vidas da Nazaré, efetuaram manobras de reanimação à jovem que entrou em paragem cardiorrespiratória, revertendo a situação.

A outra vítima, um homem com 59 anos, que apresentava sinais de hipotermia, foi assistido pelos elementos dos Bombeiros Voluntários da Nazaré na Estação Salva-vidas.

As vítimas foram posteriormente transportadas por elementos do INEM para uma unidade hospitalar.

O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado para prestar apoio aos familiares das vítimas, indica o comunicado.

Recorde-se que a AMN desaconselha a ida a banhos no primeiro dia de 2024, bem como a aproximação zonas expostas à agitação marítima, nomeadamente molhes e esporões, devido ao aumento significativa da agitação marítima na costa portuguesa.

O distrito de Leiria está com indicação de aviso amarelo para a agitação marítima durante esta madrugada e para dia 3 de janeiro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados