O Castelo de Leiria recebe no sábado, dia 4 de maio (15 horas), uma mesa-redonda para debate e reflexão sobre “Catástrofes, conflitos e atentados ao património cultural”.
O mote para a conversa é a exposição de fotografia patente na Torre de Menagem do Castelo, organizada no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com a qual se pretende “mostrar para não deixar esquecer”, salienta o município de Leiria.
Dando destaque a trabalhos fotojornalísticos internacionais, a exposição lembra e mostra os casos de destruição em Palmyra (Síria), Lahore (Paquistão), Bamyan (Afeganistão), Kabaka (Uganda), entre outros sítios onde as catástrofes, os conflitos e os atentados provocaram dano irreparável no património.
Neste sábado, a conversa juntará diversos especialistas, casos de Margarida Donas Botto, da empresa Museus e Monumentos de Portugal E.P. / ICOMOS, Carlos Fabião, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Judite Primo, da Universidade Lusófona / Cátedra UNESCO, e António Ginja, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
A sessão conta ainda com intervenção da vereadora da Cultura do município de Leiria e terá moderação Luís Raposo, membro do Conselho Executivo do ICOM Mundial.