A Câmara de Pombal aprovou na passada quinta-feira, em reunião de executivo, a abertura do procedimento concursal para a execução do projeto museográfico do Centro de Interpretação do Maciço de Sicó, agora denominado Explore Sicó.
Segundo o autarca Pedro Pimpão, o edifício do Explore Sicó, localizado na aldeia de Poios, freguesia da Redinha, já está concluído, mas falta a parte da museografia e do imobiliário. O objetivo deste concurso é “convidar as entidades a apresentarem propostas de museologia para o espaço”, sendo que a intenção é desenvolver ali várias exposições temporárias e permanentes sobre “a evolução do território de Sicó e as características diferenciadoras”. O projeto pressupõe um investimento de 500 mil euros + IVA e um prazo de execução entre 160 e 180 dias. O concurso vai agora ser publicado em Diário da República.
Em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, Pedro Pimpão não avançou uma data concreta para a inauguração do Explore Sicó, sendo que a abertura, frisou, está agora pendente do projeto museográfico e da abertura de um concurso para mobilar o edifício, que está a acontecer “em simultâneo”. “Espero que a abertura aconteça antes do final do meu mandato”, disse o autarca.
Recorde-se que a conclusão do Explore Sicó estava inicialmente prevista para finais de 2022, mas houve vários atrasos na obra, incluindo devido a um acidente de trabalho. A data mais recente apontada pela autarquia para a inauguração foi o primeiro trimestre de 2024, mas não se veio a concretizar.
Recentemente, o município lançou também uma open call para dar vida a um corredor com cerca de 70 metros de comprimento, no interior do Explore Sicó. Foram selecionados sete artistas portugueses, entre eles o escultor Thierry Ferreira, de Alcobaça, e Jonnathan Botilla, de Pombal.