Catorze forças políticas apresentaram listas ao círculo de Leiria para as eleições legislativas de 18 de maio, hoje consultadas pela agência Lusa no Juízo Central Cível.
A AD – Coligação PSD/CDS apresenta a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, como cabeça-de-lista, lugar que já tinha ocupado nas legislativas de 2019.
Na lista desta coligação seguem-se quatro deputados eleitos por este círculo nas legislativas de 10 de março de 2024: Hugo Oliveira, também presidente da distrital social-democrata; Sofia Carreira, anunciada pela concelhia como candidata à Câmara de Leiria; João Santos e Ricardo Carvalho.
Já o PS repete o cabeça-de-lista, o deputado Eurico Brilhante Dias, seguindo-lhe na lista a vereadora da Câmara de Leiria Catarina Louro, o empresário Salvador Formiga, o engenheiro mecânico Ricardo Lopes e a solicitadora Diana Pais.
O Chega apresenta os mesmos candidatos nos dois primeiros lugares, o deputado Gabriel Mithá Ribeiro, candidato ao Município de Pombal, e o parlamentar Luís Paulo Fernandes, também candidato ao Município de Leiria.
Ainda entre os partidos com assento parlamentar, a Iniciativa Liberal tem como primeiro candidato André Amaral, secretário de vice-presidente da Assembleia da República, enquanto o Bloco de Esquerda apresenta o histórico do partido Fernando Rosas, professor universitário jubilado.
A CDU (coligação formada pelos partidos Comunista Português e Ecologista Os Verdes) apresenta de novo como número um da lista por Leiria João Paulo Delgado, pescador/formador, o mesmo sucedendo com o Livre com a candidata Inês Pires, trabalhadora-estudante, técnica de contabilidade, e com o PAN, o assessor Rodrigo Andrade.
Entre os partidos sem lugar na Assembleia da República que concorrem pelo círculo de Leiria está o RIR – Reagir – Incluir – Reciclar, que apresenta como cabeça-de-lista o professor Orlando Correia, o Partido Popular Monárquico com a jurista Sofia Inácio, e o ADN (Alternativa Democrática Nacional) novamente com o músico Nuno Barroso a liderar a lista.
Ainda entre os partidos sem representação parlamentar, o Volt tem como cabeça-de-lista Pedro Agostinho, responsável de aprovisionamento de empresa, o Ergue-te Daniel Ramos, motorista, e a Nova Direita o empresário Fábio Soeiro.
Nas legislativas de 2024, a Aliança Democrática (coligação PSD/CDS/PPM) elegeu cinco deputados, enquanto o PS três e o Chega dois, tendo concorrido também 14 forças políticas no círculo de Leiria.
Para as legislativas de maio e comparando com as de 2024, a Alternativa 21 (coligação Partido da Terra e Aliança) não entregou lista por Leiria e o PPM apresentou.
No boletim de voto, cujo sorteio foi hoje efetuado, o Chega surge como primeiro partido, enquanto o Livre o último.
O distrito de Leiria conta com 412.030 eleitores, informação prestada pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna em 20 de março, segundo o mapa oficial publicado em Diário da República.