A partir de segunda-feira há 70 filmes para ver em Leiria. Até dia 25 de maio, decorre uma das maiores edições de sempre do Leiria Film Fest (LFF), que à 12ª edição conquistou o apoio financeiro do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual.
Este ano o festival internacional de curtas-metragens vai contar com cerca de 60 convidados do sector do cinema, entre eles o diretor do festival de cinema de Tirana, na Albânia, que qualifica para os Óscares e para vários prémios europeus. À conta disso, um dos destaques desta edição é uma seleção de filmes albaneses, a descobrir no dia 24 de maio. “Vamos ter cerca de 20 estreias e os leirienses vão ter muitas coisas novas para poder ver, numa das maiores edições de sempre”, antecipa Cátia Biscaia, uma das diretoras do LFF.
Entre masterclasses, oficinas, conversas com realizadores, sessões para alunos e famílias e os 38 filmes a concurso nas diversas categorias, o destaque este ano vai para a homenagem Paulo Trancoso.
Figura incontornável do cinema português, merecerá em Leiria uma celebração da sua carreira como produtor, realizador, dinamizador cultural e presidente da Academia Portuguesa de Cinema com uma sessão especial, com conversa com o público e projeção de um dos seus filmes.
Primeiros destaques
20 de maio
Sessão de abertura no Teatro Miguel Franco com homenagem a Paulo Trancoso (21h30), seguido de exibição do filme “Duas mulheres”, de João Mário Grilo, com produção de Paulo Trancoso
21 de maio
Primeiras sessões competitivas de curtas-metragens no Teatro Miguel Franco (21h e 22h30) e masterclass sobre Argumento com Ana VMA Fernandes no Atlas (18h)
22 de maio
Sessões competitivas (21h e 22h30) no Teatro Miguel Franco e masterclass sobre Música para Cinema com André Carvalho no Atlas
Todas as sessões têm entrada livre. Programação completa do festival disponível em leiriafilmfest.com