A terça-feira passada foi um dia particularmente especial para as crianças internadas no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. É que receberam a visita de um grupo terapêutico de Óbidos, que levava cestos com 160 polvinhos de crochê, considerados “um símbolo de afeto, cuidado e empatia”.
O grupo “Polvinhos do Afeto”, que criou os bonecos, está integrado na área de intervenção social do município de Óbidos e é conduzido pela psicóloga clínica Joana Duarte e pela técnica Sandra Reis.
A iniciativa tem como missão “apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade, isolamento ou com questões de saúde mental”, refere o município de Óbidos em comunicado.
“Com esta oferta, pretendemos estimular sorrisos e criar instantes de leveza no dia a dia destas crianças. Também para os nossos utentes é um gesto com grande significado, ao sentirem o impacto social das suas ações e o conforto que transmitem”, sublinha Margarida Reis, vereadora responsável pelo pelouro da Saúde e Bem-Estar da autarquia de Óbidos.