Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Espaço dos leitores

Crianças do Jardim Infantil de Vau visitam lagoa de Óbidos para divulgar camarinhas

“Para a maioria das crianças esta foi a oportunidade de verem pela primeira vez as plantas femininas e masculinas da camarinha”, escreve a leitora Alexandra Lima.

No âmbito do Projeto Emc2 “Explorar Matos de Camarinha da Costa”, realizou-se no Dia Mundial do Ambiente (5 junho) uma visita educativa à zona costeira da lagoa de Óbidos. Esta visita contou com a participação do Município de Óbidos, e nela uma turma do Jardim Infantil de Vau, que explorou a zona e tomou conhecimento da flora local.

Para a maioria das crianças esta foi a oportunidade de verem pela primeira vez as plantas femininas e masculinas da camarinha – Corema album (L.) D. Don., planta que é um endemismo ibérico (só existe em Portugal e Espanha). Foram vistas plantas masculinas (sem frutos) e plantas femininas, que dão as camarinhas, pequenos frutos silvestres, comestíveis, de cor branca. A sua aparência é de umas ‘pérolas brancas’, com 2 a 3 sementes e que são muito ricas em água e antioxidantes.

Numa altura em que sabemos existirem tendências crescentes de “afastamento dos jovens da Natureza”, estas visitas, desde os 4-5 anos de idade, podem despertar a curiosidade e a vontade de explorar o mundo natural nas crianças.

O Projeto Emc2 é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, Portugal), através dos projetos estratégicos UIDB/04292/2020 e UIDP/04292/2020 concedidos ao MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, e ao projeto LA/P/0069/2020 concedido ao Laboratório Associado ARNET – Aquatic Research Network.

Alexandra Lima
Investigadora auxiliar do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.