O aviso foi comunicado pela Câmara de Peniche no final da tarde de sexta-feira, na sequência de uma situação de infeção por vírus GAAP (Gripe Aviária de Alta Patogenicidade) numa gaivota na Ilha da Berlenga. Registou-se ainda uma outra situação suspeita na cidade de Peniche.
“Alerta-se toda a população para não se aproximar ou tocar em qualquer tipo de ave no espaço público e, em caso de identificar alguma situação de ave morta ou com comportamento anormal, alerte a Proteção Civil Municipal através dos contactos diretos 963 666 606 e 927 519 104”, informa o Município.
Após a identificação do caso na Ilha da Berlenga e a situação suspeita na cidade de Peniche, foram acionadas “as medidas de prevenção e intervenção adequadas para a presente situação” pelo Serviço de Proteção Civil de Peniche e a Autoridade de Saúde de Peniche, em colaboração com o ICNF, Bombeiros Voluntários de Peniche e demais forças de segurança, esclarece a autarquia, numa publicação partilhada na página de Facebook.
A gripe aviária é uma doença infeciosa viral das aves que atinge aves selvagens, aves de capoeira e outras aves mantidas em cativeiro, e a transmissão do vírus entre aves e humanos é muito rara, bem como que possa ser transmitida aos seres humanos através do consumo de alimentos, nomeadamente de carne de aves de capoeira e ovos. Ainda assim é recomendado que sejam respeitadas as indicações da Saúde Pública.
A Câmara de Peniche deixa ainda uma chamada de atenção e prevenção “para quem tem aves de capoeira ou outras em cativeiro, porque as infeções por vírus da gripe aviária podem ter um impacto importante na saúde das aves domésticas e selvagens”.
Durante a atual época, entre 1 de outubro de 2024 e 10 de julho de 2025, foram confirmados doze focos de gripe aviária de alta patogenicidade do subtipo H5N1: um num estabelecimento avícola comercial, dois em estabelecimentos avícolas de pequena dimensão, um numa capoeira doméstica, um em aves em cativeiro e sete em aves selvagens.
Dos 12 focos, quatro deles foram registados na região de Leiria.