Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Saúde

IGAS abre processo de esclarecimento à morte de bebé prematuro no hospital de Leiria

O caso remonta ao dia 10 de julho, quando um bebé nasceu, após 26 semanas de gestação, numa ambulância dos Bombeiros Voluntários da Nazaré.

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) abriu um processo de esclarecimento ao caso de um bebé prematuro que nasceu numa ambulância dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e acabou por morrer após dar entrada no hospital de Leiria.

A IGAS adianta numa nota publicada no seu site que pediu esclarecimentos sobre o caso à Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, que integra o Hospital de Santo André.

A instauração do processo de esclarecimento aos “factos relacionados com o nascimento de um bebé prematuro numa ambulância dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, que viria a falecer após a admissão no serviço de urgência de ginecologia/obstetrícia do Hospital de Santo André, Leiria” foi determinada por despacho do Inspetor-geral, António Carapeto, no dia 16 de julho.

A IGAS solicitou à Unidade Local de Saúde da Região de Leiria que proceda às avaliações referidas na Orientação Técnica “avaliação da qualidade dos serviços prestados em situações urgência e emergência a utentes grávidas”, publicada pela Inspeção-Geral no passado dia 7 de julho, e remeta os resultados obtidos.

O caso remonta ao dia 10 de julho, quando um bebé prematuro nasceu numa ambulância dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, mas acabou por não sobreviver, após a admissão na Urgência Obstétrica do Hospital de Leiria, começou por avançar o jornal Expresso, um dia depois, tendo a informação saído em outros órgãos de comunicação social.

Os Bombeiros da Nazaré, refere o jornal, foram acionados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do Instituto Nacional de Emergência Médica , transferido pelo 112, cerca das 8h30 desse dia para se deslocarem a Valado dos Frades, local do pedido de auxílio.

Foram acionados os bombeiros da Nazaré e a ambulância de Suporte Imediato de Vida de Alcobaça, que já junto da grávida, com uma gestação de 26 semanas, pediram apoio ao INEM, que cerca das 8h50 aprova a ajuda extra da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do hospital de Leiria.

O recém-nascido morreu após a entrada no hospital de Leiria, tendo o óbito sido declarado às 9h53.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados