Está aí mais uma semana recheada de música de câmara, no festival Cistermúsica.
Hoje, o Quartzo Ensemble apresenta uma balada francesa no Mosteiro de Alcobaça, evocando Debussy, Paul Taffanel e a célebre suite para piano “Le Tombeau de Couperin”, de Maurice Ravel (21h30, 12 euros).
Amanhã, dia 25, uma das grandes vozes da bossa nova – Paula Morelenbaum – passa por Alcobaça, acompanhada pelo pianista Ralf Schmid e o trompetista Joo Kraus. O trio apresenta o projeto Atlântico, com a participação especial de António Zambujo (21h30, 20 euros).
No repertório, constam homenagens a João Donato, Edu Lobo, Ivan Lins, Egberto Gismonti, Caetano Veloso e Tom Jobim, com quem Paula Morelenbaum trabalhou durante uma década.
No sábado, passam pelo mosteiro Eugénia Contente Trio e Ballarte Ensemble. Ao Castelo de Leiria, chega o coro Voces Caelestes com uma viagem por diversas histórias de amor.
Destaque para a atuação do Maat Saxophone Quartet, no domingo, que apresenta uma leitura ousada de duas peças para quarteto de cordas, com um arranjo inédito para saxofones. A proposta completa-se com obras de Luís Tinoco e de Gershwin (18 horas, 12 euros).
Ainda no domingo, Porto de Mós recebe o grupo Estardalhaço da Geringonça com muito jazz e improviso (17 horas, entrada livre).
Na quarta-feira, dia 30, dá-se a estreia do agrupamento Sunrise Ensemble, na Igreja Paroquial de São Martinho do Porto (21h30, entrada livre).
Mais informações aqui.