Um incêndio que deflagrou hoje, pelas 16h34, na Quinta da Serradinha, no Telheiro, concelho de Leiria, mobilizou três meios aéreos para o local e mais de 130 operacionais apoiados por 33 veículos.
Segundo o presidente da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, o incêndio “avançou muito rápido”, sobretudo “por causa do vento e das temperaturas altas” que se fazem sentir esta terça-feira. Mas o combate foi também igualmente rápido, impedindo que as chamas se alastrassem até às habitações nas imediações.
José Cunha, que esteve no teatro de operações, confirmou que o incêndio se alastrou até Lourais, tendo preocupado muito a população local, sobretudo naquela zona, onde as chamas estiveram mais perto das casas.
Na chegada ao local, pouco depois das 17 horas, a equipa do REGIÃO DE LEIRIA encontrou vários habitantes em frente às suas casas, com as mangueiras estendidas, a molhar os passeios e a estrada. Vários elementos da PSP e da GNR de Leiria estavam a controlar o trânsito, para facilitar a passagem das corporações de bombeiros e dos outros meios que foram chamados para o teatro de operações.
Ricardo Martins, dos serviços municipais da Proteção Civil de Leiria, também confirmou que o incêndio já se encontra controlado. A rápida intervenção das várias corporações de bombeiros, o envio de meios aéreos, incluindo aviões Air Tractor, provenientes do Aeródromo de Santarém, foi crucial para o sucesso do combate.
As causas do incêndio estão ainda por apurar. As chamas consumiram uma zona de mato e parte da parcela que tinha sido adquirida pela Câmara de Leiria para a construção da Unidade de Saúde da Barreira, na Quinta da Serradinha.







