Pelo terceiro ano consecutivo, Juventude Vidigalense (JV), Sporting e Benfica dividiram o pódio do campeonato nacional sub20 de atletismo, em posições distintas. No último fim de semana de julho, a JV saiu do Seixal, com o segundo lugar coletivo em masculinos e o terceiro em femininos e vários campeões, com o Sporting a conquistar os títulos.
Os atletas da JV Eduardo Camarate e Isa Ferreira em 10.000 metros marcha; Henrique Gavina no lançamento do disco; Luca Cruz no salto com vara; Nuno Cordeiro nos 800 metros; Pedro Rodrigues nos 5.000 metros; e Tiago Jorge nos 1.500 e 3.000 metros sagraram-se campeões nacionais. Ernesto Rodrigues foi segundo nos 100 metros com nova marca distrital em sub20 e sub23.
Todos eles, à exceção de Henrique Gavina e Luca Cruz, alcançaram marcas de qualificação dos Campeonatos da Europa de sub20 e estão convocados para participar nas respetivas disciplinas na competição que decorre em Tampere, na Finlândia, de 7 a 10 de agosto. A equipa viaja amanhã, terça-feira, dia 5.
A comitiva, a segunda maior delegação de sempre. (29 atletas, 15 masculinos e 14 femininos), conta ainda com Denis Hrabar, decatleta de Leiria que representa o Benfica, bem como do seu treinador, Tomé Agostinho, e dos técnicos Carlos Carmino e João Bernardo que integram a equipa técnica.
Em 30 edições da competição, a maior delegação fora a de Grosseto (2017), com 31 atletas. A formação com mais pontos foi a de 1993 (San Sebastian), com 35 pontos.