Mais de 300 quilos de pescada branca de dimensão abaixo da medida permitida para captura foiam apreendidos na quinta-feira, dia 7 de agosto, na Nazaré, revelou hoje a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR.
“No âmbito de uma ação de fiscalização com o objetivo de controlar a comercialização, transporte e armazenamento de pescado fresco, os militares da Guarda detetaram um indivíduo a transportar a pescada sem as medidas regulamentares de venda, culminando na sua apreensão”, indica nota da GNR hoje divulgada.
No decurso da ação policial foi identificado um homem de 48 anos, tendo sido elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode atingir um valor de 37.500 euros, para ser remetido à Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.
A apreensão dos 315 quilos de pescada ocorreu no porto de abrigo da Nazaré. Devido a estar abaixo da medida permitida para comercialização, o pescado fresco será submetido a controlo higiossanitário e, posteriormente, entregue a instituições de solidariedade social.
“Uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso”, acrescenta a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras na nota tornada pública.