Sobrou emoção na estreia da União de Leiria em casa, no domingo, 10 de agosto. O arranque da Liga atraiu uma multidão ao Municipal de Leiria para ver a equipa da casa frente ao Académico de Viseu. E se a qualidade do jogo é capaz de não ter convencido boa parte dos mais se sete mil espectadores que estiveram nas bancadas, ninguém pode dizer que não houve espetáculo.
A responsabilidade foi da evolução do marcador e de um momento bem especial, guardado para os 88 minutos, que valeu a vitória por 3-2 para os leirienses, depois de um jogo recheado de alterações no marcador: a União conseguiu amealhar os três pontos após ter estado a perder por duas vezes.
Os primeiros minutos mostraram um Viseu mais ambicioso e, sobretudo, pragmático. A União de Leiria ‘pegou’ no jogo por volta do quarto de hora mas mostrava-se pouco capaz de criar perigo e foi a equipa visitante que chegou ao golo, num pontapé de canto concretizado por André Clóvis aos 35 minutos.
A resposta foi célere e quase a “papel químico”: aos 42 minutos, em novo canto, Juan Muñoz colocou a bola ao poste mais distante e Victor Rofino fez o 1-1.
Mas a nova União de Leiria, com seis reforços na equipa inicial, mostrou-se muito soluçante. Atrás, a equipa voltou a tremer como na época passada; a transição também mostrou problemas perante um Viseu muito fechado; e o ataque revelou pouca ligação, sempre dependente dos arranques de Jordan van der Gaag e da inspiração de Muñoz. E os novos jogadores, salvo os suplentes que entraram, acrescentaram pouco à equipa.
Pouco após o intervalo, uma perda de bola de Genaro no meio campo, permitiu um lançamento para André Clóvis mostrar velocidade e resistência entre os centrais do Leiria e fazer o 2-1.
Quase de seguida o Académico de Viseu podia ter dilatado a vantagem e, só aí, a União pareceu despertar. Fábio Pereira mexeu na equipa, trocou os laterais, lançou Bernardo Gomes e Daniel Borges e os dois novos médios mexeram com a equipa.
Aos 81 minutos, Jordan van der Gaag mostrou a sua arte num cruzamento perfeito para Bernardo Gomes marcar na estreia e empatar o jogo, na melhor fase dos leirienses.
Empolgada, a União de Leiria continuou a pressionar e chegou mesmo ao 3-2, no momento alto da partida: a cerca de 30 metros da baliza, Juan Muñoz disparou muito forte, colocando a bola no ângulo superior direito da baliza contrária, levantando o estádio.
Mas, numa fase final muito agitada, ainda houve tempo para o Académico de Viseu voltar a ameaçar, num livre que foi ao poste da baliza do guarda-redes João Bravim.
Na segunda jornada da II Liga a União de Leiria joga fora de casa, frente ao Sporting B, no dia 17 de agosto.
Veja os golos do jogo entre a União de Leiria e o Académico de Viseu aqui.