Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Pedro Chagas Freitas, Frank Zappa, Olinda e Vânia Colaço, poesia e teatro nas praias da região

Conversas, encontros e apresentações, à volta dos livros, mas também da pintura e da gastronomia, em São Pedro de Moel, Pedrógão, Nazaré e, à beira Lis, em Leiria.

Olinda e Vânia Colaço são as próximas convidadas do encontro "Filho de peixe sabe nadar", em São Pedro de Moel

Há várias propostas culturais para os próximos dias nas praias da região, nomeadamente em São Pedro de Moel, no concelho da Marinha Grande, no Pedrógão, no concelho de Leiria, e na Nazaré.

Em São Pedro de Moel, prossegue o I Festival de Poesia na Casa-Museu Afonso Lopes Vieira. A partir das 15h30 deste sábado, dia 16, com a presença simbólica de Afonso Lopes Vieira e Amélia Rey Colaço, representados por dois atores, é apresentado o livro “Flor da lama”, de Paula Oz, há poesia a la carte pela ACR Comeira e espetáculo teatral “Na côrte dos Amigos das Letras”, com Martim Soares de Albergaria (interpretado por Fernando Paula Barroso) a entrevistar Luís Vaz de Camões (Miguel Linares).

Em paralelo, prosseguem também as atividades no Edifício Cosmos Azul e Mar que, além de várias exposições patentes, recebe vários momentos de encontro com autores.

Já hoje, quinta-feira, 14 de agosto (22h), lugar às artes plásticas, na conversa “Filho de peixe sabe nadar”. Desta vez são Olinda Colaço e Vânia Colaço, mãe e filha, que falam sobre a vida e a profissão de artista dedicado à pintura e ao design.

Nesta sexta-feira, dia 15 (22h), Álvaro Laborinho Lúcio estará no Cosmos Azul e Mar para falar sobre o mais recente livro, “Marília ou a justiça das crianças”, escrito em coautoria com Odete Severino Soares e ilustrado por Catarina Sobral.

No sábado, dia 16 (15h30), Ana Cristina Luz dinamiza a Hora no Conto do Edifício Cosmos Azul e Mar a propósito do livro “Quem sou eu?”, onde apresenta Luís Vaz de Camões aos mais novos.

Depois, no domingo, dia 17 (21h30), é Pedro Chagas Freitas que estará em São Pedro de Moel para apresentar “O hospital das alfaces”, uma história de amor sobre três gerações: avô, pai e filho.

A mesma obra motiva um encontro entre Chagas Freitas e os fãs na Biblioteca de Praia do Pedrógão no sábado, dia 16 (17h30).

Também na Biblioteca de Praia do Pedrógão, Centro Azul da praia do concelho de Leiria, há poesia esta sexta-feira, dia 15 (16h). O coletivo Sísifus apresenta a sessão intitulada “Dizer e sentir Camões”, para quem quiser ouvir e/ou dizer o nosso maior poeta.

Na Nazaré, são os últimos dias da Feira do Livro no Centro Cultural. Esta quinta-feira, dia 14 (21h30), Filomena Gomes fala do livro “Confidências do coração”, e na sexta, dia 15 (17h) há Sarau Cousa Amada, em que será apresentada a colectânea comemorativa “500 anos de Camões”.

A fechar a Feira do Livro da Nazaré, no sábado, dia 16 (21h30), Pedro Marques e Carlos Ramos conversam sobre “Frank Zappa – O livro”, autobiografia escrito pelo próprio e por Peter Ochiogrosso. Depois há momento musical pela banda Projeto Z.

Longe da praia, mas à beira do rio Lis, em Leiria, este sábado, dia 16 (16h), há mais uma conversa bem apaladada no Moinho do Papel.

Em nova sessão de “Amassar o Pão – Conversas sobre Gastronomia da Região de Leiria” anuncia-se oficina de pão caseiro cozido a forno a lenha, faz-se Sopa do Vidreiro (da Marinha Grande) e fala-se do livro “As mãos da minha avó” com a autora, Inês Cardoso, e Maria do Rosário. E Álvaro Órfão traz “O testemunho de um operário que nunca foi vidreiro”.

No final, os participantes degustam pão e novidades da gastronomia da região de Leiria. A entrada é livre.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados