Os resultados da colheita à água costeira na praia da Vieira realizados esta quinta-feira, dia 14, serão cruciais para determinar se vai voltar a ser possível ir a banhos amanhã, sexta-feira, feriado nacional.
Análises realizadas ontem já revelaram bons indicadores, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) adianta ser necessário aguardar pelos resultados da colheita de água costeira realizada hoje, naquela estância balnear da Marinha Grande.
Em comunicado, tornado público esta tarde, a APA explica que “considerando a evolução da situação, decidiu-se manter a restrição ao banho até estarem disponíveis os resultados desta análise”.
Esta avaliação surge em consequência da avaria ocorrida terça-feira, dia 12 de agosto e que originou a descarga de efluentes no rio Lis. A APA recorda que “implementou um plano de monitorização diária da água balnear costeira da praia da Vieira”, medida concretizada em articulação com as autoridades de saúde.
Ontem, “por precaução e face ao risco de contaminação microbiológica, foi emitido desaconselhamento do banho”, refere a nota. Referindo-se à análise à amostra de água colhida ontem, a APA revela que os “resultados laboratoriais se revelaram conformes para a prática balnear, com valores de Escherichia coli e Enterococos abaixo dos limites definidos para águas costeiras”.
Hoje, 14 de agosto, procedeu-se a nova colheita de água costeira. Os resultados serão conhecidos amanhã [sexta-feira] e “serão determinantes para a decisão sobre o levantamento do desaconselhamento”. Pelo menos até lá os banhos serão desaconselhados.