A artista nova-iorquina Meredith Monk é recordada na abertura do Extramuralhas, com a exibição do filme “Monk in Pieces”, no Teatro Miguel Franco (16h, entrada livre). Depois, a multi-instrumentista e cantora franco-marroquina Sophia Djebel Rose estreia-se em Portugal, num concerto de folk experimental na Igreja da Misericórdia (18h, 10 euros).
Dois grandes destaques desta edição atuam na noite do primeiro dia (20h30, 30 euros) no Teatro José Lúcio da Silva. Os britânicos And Also The Trees e Matt Elliott estão de regresso a Leiria pela mão da Fade In. A veterana banda traz o seu espírito neo-romântico pós-punk envolto numa sonoridade melancólica e atmosférica. Elliott, também adepto de ambientes melancólicos, voltará para os transformar em monumento sonoros, promete a organização.
O primeiro dia do Extramuralhas 2025 completa-se com espetáculo darkwave techno dos helvetico-germânicos SIIE e o pós-punk dançável dos suecos Then Comes Silence no Jardim Luís de Camões (23h e 00h, entrada livre). A festa prossegue noite dentro na Stereogun com os franceses Lovataraxx, que trazem música influenciada por filmes de terror e ficção científica dos anos 80 e 90, e também o dj Pedro Morcego. A lotação está já esgotada para estes dois momentos.

A realização do festival implica alguns constrangimentos ao trânsito automóvel no centro da cidade. No largo 5 de Outubro, entre a rotunda do Sinaleiro e o largo Papa Paulo VI, a circulação será interrompida nos dias 21 e 22 de agosto entre as 20 e as 2 horas, e no sábado, dia 23, das 18 às 2 horas.